Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Extensão > Curso > NR-10
conteúdo

NR-10

Norma Regulamentadora - NR 10: Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

COMUNICADOS

IMPORTANTE

Matrícula da 2ª Chamada - NR-10:

  • Dia: 29/08/2019
  • Horário: 07h30 às 13h30 e 14h30 às 17h30
  • Local: Sala dos Professores do campus Jequié.


Conforme Edital 02/2019, no ato da matrícula o candidato aprovado deve apresentar os seguintes documentos (original e fotocópia):

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • 02 fotos 3x4
  • Comprovante de escolaridade (certificado e histórico escolar)


Obs.: A confirmação da matrícula estará condicionada à apresentação também dos seguintes documentos (original e fotocópia), no decorrer do curso:

  • Comprovante de vacinação antitetânica
  • Comprovante de escolaridade
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Título de eleitor (para maiores de 18 anos)
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (homens)


A Comissão organizadora do curso NR-10 informa aos candidatos que, em virtude da possibilidade de aumento do espaço físico para as aulas, foi possível aumentar a oferta de vagas para a atual edição do curso, das 40 anteriormente previstas no Edital 02/2019 para 50 no total.

Com isso, foi possível ofertar mais 5 (cinco) vagas para o público interno e mais 5 (cinco) vagas para a comunidade externa.

Essas vagas já foram preenchidas pelos candidatos inscritos no período previsto no Edital 02/2019 e sorteados no dia 17 de agosto de 2019.


Sobre o curso

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A promoção da saúde e segurança são indispensáveis quando a finalidade é manter um ambiente de trabalho salubre e produtivo. A educação e a sensibilização são ferramentas importantes para prevenir acidentes e incidentes nas organizações. Nesse sentido, considerando o risco grave e iminente oriundo das atividades que envolvem as instalações elétricas, há necessidade de promover cursos para sensibilizar os profissionais com relação à adoção de postura prevencionista e orientá-los a respeito da obrigatoriedade das medidas de controle estabelecidas pela Norma regulamentadora (NR) 10.

O curso da Norma Regulamentadora (NR) 10 visa capacitar os alunos do curso de eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (IFBA), bem como os egressos e a comunidade externa nas questões de segurança em instalações elétricas, tendo como eixo temático a educação profissional. Este curso será ministrado pelos docentes do referido instituto e por instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) e 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Jequié (BA)

 2. JUSTIFICATIVA/IMPORTÂNCIA DO CURSO

A Norma Regulamentadora (NR) 10 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que dispõe sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade estabelece que os profissionais da área elétrica necessitam de curso específico de NR 10, com carga horária mínima de 40 horas. Visando atender esse pré-requisito da norma foi escrita a referida proposta.

O curso básico de NR 10 é de fundamental importância para os profissionais da área de eletromecânica, tendo em vista que esses profissionais se expõem a situações de risco iminentes. Sendo assim, essa proposta visa qualificar os alunos para desenvolverem suas atividades de forma segura e com uma postura prevencionista. Esse projeto irá contribuir para que as atividades que envolvam eletricidade sejam realizadas de forma correta e segura tanto para o profissional como para o uso adequado das instalações elétricas e o meio ambiente.

3. OBJETIVOS DO CURSO NORMA REGULAMENTADORA – NR 10

  • Promover um curso básico de Norma Regulamentadora (NR) 10, visando capacitar os estudantes do Curso de Eletromecânica do IFBA, bem como os egressos e a comunidade externa para atuação na área elétrica de forma segura.

Auxiliar os alunos na identificação dos riscos inerentes a área elétrica e as medidas de controle cabíveis, de forma a garantir a integridade das instalações, do meio ambiente e das pessoas envolvidas.