Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Ensino > Estágio
conteúdo

Estágio

Apresentação

O estágio supervisionado é um importante componente curricular regido pela Lei Nº 11.788/2008. Desenvolvido no ambiente de trabalho, o estágio é o ato educativo escolar supervisionado voltado à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular, podendo ocorrer de forma obrigatória ou não obrigatória.

Nos cursos técnicos do IFBA Jequié, o estágio supervisionado obrigatório deve ocorrer nos dois últimos anos dos cursos integrados e nos dois últimos módulos dos cursos subsequentes. É exigido o cumprimento de carga horária mínima de 240h para o estágio dos cursos de Informática Subsequente e Eletromecânica (integrado e subsequente) e 360h para o curso de Informática Integrado.

Cabe ao IFBA, enquanto Instituição de Ensino, entre outras responsabilidades, designar professor de seu quadro para orientar as atividades de estágio, enquanto, à Unidade Concedente do estágio (empresa ou instituição com área de atuação compatível) caberá a tarefa de supervisionar as atividades, atribuindo a funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, a responsabilidade de orientar e supervisionar as atividades no local do estágio.

O contato com as unidades concedentes se dá através da Coordenação de Estágio, que realiza contato contínuo com empresas e demais instituições onde seja possível a atuação profissional nas áreas técnicas de formação ofertadas pelo IFBA. Deste modo, são celebrados convênios de concessão de estágio e termos de compromisso que formalizam o ato.

Ressalta-se que o estágio obrigatório não pode ocorrer fora da área técnica de formação do discente.

Todos os alunos encaminhados para estágio deverão estar segurados. O seguro pode ocorrer, alternativamente, por conta da Instituição de Ensino ou da Unidade Concedente, cuja apólice e obrigação deverá constar no Termo de Compromisso do Estágio.

Ao final do estágio, o discente deve ser avaliado e entregar documentação à Coordenação de Estágio para caracterizar o cumprimento dos componentes curricular. 

Egressos

Caso seja ex-aluno do IFBA Jequié, concluído ou não o curso, ou tenha ingressado em algum curso do IFBA Jequié e não esteja cursando no momento, mantenha seus dados atualizados para podermos manter contato e trocarmos informações importantes, inclusive de possíveis vagas de estágio e emprego, preenchendo o

>> Questionário para Egressos do IFBA Jequié <<

Documentação

A documentação para a conclusão do estágio deve ser preparada pelo estudante, juntamente com seu orientador, e contará com parecer, entrevistas e avaliação pelo supervisor da Unidade Concedente. Também devem estar anexados cópia do Termo de Compromisso e as folhas de frequência preenchidas diariamente, no decorrer do estágio, e assinadas.

Os estudantes que já atuam na área, seja por vínculo empregatício ou por cumprimento de estágio não obrigatório, podem pleitear o aproveitamento para estágio por meio do preenchimento da ficha de Requerimento de Aproveitamento Profissional, onde devem ser anexadas as comprovações da atuação profissional.

No Requerimento de Aproveitamento Profissional constará parecer de Chefia Imediata ou pessoa designada como supervisor das atividades profissionais realizadas, parecer do setor pessoal que ateste o vínculo profissional e parecer do Coordenador de Curso quanto à validação das atividades para fins de cumprimento do estágio.

Horário de funcionamento da Coordenação de Estágio

08h30 às 12h30 / 13h30 às 17h30


Obs.: O horário pode sofrer eventuais alterações devido à necessidade de cumprimento de agenda externa.

Contato

Agendamento, atendimentos e reuniões:

estagio.jqe@ifba.edu.br

(73) 3525-6249 / Ramal 1722

Camila de Mattos Lima Andrade - Coordenadora de Estágio