Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Ensino > AENPE > AENPE 2020
conteúdo

Informes

INFORMES (atualizado em 11/12/2020)

AÇÕES COMPLEMENTARES PARA AS AENPE: 

ENTREGA DOS CHIPS, ENTREGA E DEVOLUÇÃO DOS TABLETS E ENTREGA DOS LIVROS DIDÁTICOS 

 

Prezados e Prezadas estudantes, informamos que na próxima terça-feira (15/12/2020), das 08h às 16h, e quarta-feira (16/12/2020), das 12h às 16hna Biblioteca do campus Jequié, estaremos realizando a entrega dos chips aos/às estudantes contemplados(as) com o referido recurso digital.

Estudantes menores de 18 anos somente pegarão o tablet ou chip mediante a presença de seu/sua responsável, com a apresentação dos respectivos documentos pessoais. 

 

Nestes mesmos dias e horários, faremos também os seguintes tipos de atendimento: 

 

  1. Entrega dos tablets aos/às estudantes que ainda não foram pegar; 

  1. Entrega dos livros didáticos aos/às estudantes que ainda não foram pegar; 

  1. Devolução obrigatória dos tablets de quem não está matriculado nas AENPE ou foi contemplado(a) no Auxílio digital. Observando que a manutenção da posse do tablet em desconformidade legal implicará em sanções ao/à estudante infrator(a). 

  

Lembrando que todo e qualquer recurso ou auxílio digital no contexto das AENPE (Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais) destina-se exclusivamente às atividades acadêmicas, o que exige a matrícula e frequência nas aulas. 

 

Por fim, observe se seu nome consta em um dos anexos abaixo e compareça ao campus em um dos dias e horários estabelecidos.  

 

 

Atenciosamente; 

 

 

Departamento de Ensino-DEPEN 

Gestão da Assistência Estudantil-GAE Campus Jequié 



AÇÕES COMPLEMENTARES PARA AS AENPE: 

ENTREGA DOS CHIPS, ENTREGA E DEVOLUÇÃO DOS TABLETS E ENTREGA DOS LIVROS DIDÁTICOS 

 

Prezados e Prezadas estudantes, informamos que na próxima terça-feira (15/12/2020), das 8 horas às 16 horas, e quarta-feira (16/12/2020), das 12 horas às 16 horas, na Biblioteca do campus Jequié, estaremos realizando a entrega dos chips aos/às estudantes contemplados(as) com o referido recurso digital. 

Estudantes menores de 18 anos somente pegarão o tablet ou chip mediante a presença de seu/sua responsável, com a apresentação dos respectivos documentos pessoais. 

 

Nestes mesmos dias e horários, faremos também os seguintes tipos de atendimento: 

 

  1. Entrega dos tablets aos/às estudantes que ainda não foram pegar; 

  1. Entrega dos livros didáticos aos/às estudantes que ainda não foram pegar; 

  1. Devolução obrigatória dos tablets de quem não está matriculado nas AENPE ou foi contemplado(a) no Auxílio digital. Observando que a manutenção da posse do tablet em desconformidade legal, implicará em sanções ao/à estudante infrator(a). 

  

Lembrando que todo e qualquer recurso ou auxílio digital no contexto das AENPE (Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais), destina-se exclusivamente às atividades acadêmicas, o que exige a matrícula e frequência nas aulas. 

 

Por fim, observe se seu nome consta em um dos anexos abaixo e compareça ao campus em um dos dias e horários estabelecidos.  

 

 

Atenciosamente; 

 

 

Departamento de Ensino-DEPEN 

Gestão da Assistência Estudantil-GAE 

Campus Jequié 

AENPE - Calendários acadêmicos, horários letivos, matrículas e entrega de tablets e livros didáticos

1 - Calendários acadêmicos e horários letivos

Iniciadas oficialmente no dia 05/10/2020, as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais - AENPE se constituem numa proposta acadêmica frente à suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia da Covid-19.

Sua organização e distribuição das atividades de ensino se baseiam no calendário acadêmico apresentados nesta página.

No que diz respeito às aulas, estas foram divididas em dois momentos: os síncronos (as aulas acontecerão em tempo real através de uma plataforma de videoconferência) e os assíncronos (quando o/a professor(a) postar o conteúdo para que o/a estudante acesse em momento oportuno).

Observe na tabela como ficaram os horários de aulas para os momentos síncronos.

Para a elaboração dos calendários acadêmicos e horários letivos foram formadas duas comissões, sendo estas compostas por servidores (Técnicos e Docentes) e Representações discentes.


2 - Matrículas

De acordo com a Resolução Nº 19 do Consup de 24/08/2020 em seu Art. 2º, Parágrafo IV, as AENPE possuem caráter optativo aos/às estudantes. Contudo, ao aderir às AENPE, precisa o/a estudante efetivar sua matrícula.

O prazo será de 19 a 22/10/2020 27 de outubro de 2020 (prazo prorrogado), exclusivamente virtual, a partir dos links disponíveis na área Formulários, abaixo nesta página.

OBS: Os/As estudantes que não optarem pelas AENPE, não será necessário preencher formulário algum ou outra ação qualquer. Nesses casos, estão os/as estudantes com suas respectivas matrículas mantidas, até que as aulas presenciais sejam retomadas.


3 - Entrega de tablets e livros didáticos

A fim de garantir o acesso às ferramentas digitais necessárias ao desenvolvimento das aulas remotas, o IFBA implementou a política de Inclusão digital, baseada na aquisição e disponibilização de tablets, juntamente com chips com pacotes de dados. Além disso, há também o “Auxílio de Inclusão Digital Emergencial”, com inscrições encerradas no dia 16/10/2020, através do qual o/a estudante receberá um valor para aquisição de ferramenta digital (tablet, computador, notebook etc.).

Nesse contexto, o campus Jequié foi contemplado com 65 (sessenta e cinco) tablets, a serem disponibilizados a estudantes assistidos pela GAE (Gestão da Política Estudantil). A GAE fez um levantamento minucioso das informações dos/das estudantes cadastrados, a fim de contemplar os mais necessitados quanto ao acesso às ferramentas digitais.

>> Confira a lista de estudantes contemplados <<

Os tablets serão entregues na próxima quinta-feira (22/10/2020), das 08h às 12h e das 13h às 16h, no próprio campus.

Para pegar seu tablet, será necessário apresentar o documento oficial com foto e digitar sua senha pessoal do Pergamum (sistema da Biblioteca do IFBA). Caso não se lembre da senha, poderá ser feita a redefinição de senha pessoalmente.

Devido às exigências apontadas, somente poderá pegar o tablet o/a próprio(a) estudante ou seu responsável legal, acompanhado do documento pessoal, documento de identificação do/da estudante e a senha a ser digitada.

No caso do(a) estudante menor de idade, além da sua assinatura, será necessária a assinatura do(a) responsável legal.

Os tablets destinar-se-ão exclusivamente aos/às estudantes que aderirem às AENPE.


3.1 - Entrega extra de livros didáticos

Quem não pôde pegar os livros didáticos na semana passada, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2020, terá uma oportunidade extra. Seguindo a mesma escala de entrega dos tablets, ou seja, na quinta-feira (22/10/2020), das 08h às 12h e das 13h às 16h, o/a estudante poderá se dirigir ao campus portando seu documento oficial com foto. O/A representante legal pode fazer a retirada dos livros, desde que apresente a documentação pessoal e a de identificação do/da estudante.