Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Ensino > AENPE
conteúdo


Matrículas 2020.2 - Cursos Técnicos Subsequentes e Graduação

De acordo com os Calendários das AENPE referentes ao período letivo 2020.2, o prazo para matrículas será de 01 a 06 de março de 2021. Para efetuar a matrícula, o/a estudante deve acessar e preencher o formulário abaixo, correspondente ao seu curso:

Matrícula AENPE 2020.2 - Graduação em Engenharia Mecânica 
Matrícula AENPE 2020.2 - Curso Técnico Subsequente

O período para trancamento de matrícula será de 08 a 13 de março de 2021, também de forma online por links a serem disponibilizados neste canal.

Horários letivos dos Cursos Técnicos do Integrado e Calendários

Após reunião geral do Departamento de Ensino (Depen), ocorrida no dia 03/02/2021, onde houve apresentação dos calendários acadêmicos para as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE), continuidade do ano letivo de 2020, e posterior apreciação dos servidores e setores relacionados ao Depen, são os referidos documentos aqui apresentados para conhecimento e acompanhamento das atividades acadêmicas do campus Jequié:

Atenção às seguintes datas:

  • 08/02/2021: Retomada das AENPE 2020 para os cursos técnicos do Integrado (II e III unidades);
  • 01 a 06/03/2021: Solicitação de Trancamento das AENPE para os cursos técnicos do Integrado - preenchimento de formulário virtual;
  • 04 a 23/02/2021: Período de ajustes de disciplinas referente ao Semestre Letivo AENPE 2020.1, para os cursos técnicos do Subsequente;
  • 01/03/2021: Início do período letivo 2020.2 para os cursos técnicos do Subsequente e Graduação em Engenharia Mecânica;
  • 01 a 06/03/2021: Matrícula nas AENPE 2020.2 para os cursos técnicos do Subsequente e Graduação em Engenharia Mecânica - preenchimento de formulário virtual;
  • 08 a 13/03/2021: Solicitação de Trancamento nas AENPE 2020.2 para os cursos técnicos do Subsequente e Graduação em Engenharia Mecânica - preenchimento de formulário virtual;
  • 05/07/2021: Previsão de início do ano letivo 2021 para todos os cursos.

Lembramos que as AENPE não são obrigatórias, tal como aponta a Resolução de n. 30 do Consup, de 23/12/2020, em seu Art.2º, Parágrafo IV: “Caráter optativo as/os estudantes, sem prejuízo à continuidade dos componentes em que se encontram matriculados, de forma presencial”.

Entretanto, para cursá-las, a matrícula é obrigatória. Para o ano letivo 2020 (Cursos Técnicos do Integrado) e período letivo 2020.1 (Cursos Técnicos do Subsequente e Graduação em Engenharia Mecânica), o prazo para matrícula foi de 19 a 22/10/2020, posteriormente prorrogado até 27/10/2020.

Diante do exposto, as/os estudantes dos Cursos Técnicos do Integrado já matriculados nas AENPE não precisarão efetuar nova matrícula para a continuidade do ano letivo de 2020, que tiveram sua retomada no último dia 08/02/2021. Estes(as) estudantes estão automaticamente matriculados(as), devendo apenas, se assim decidir, trancar sua matrícula no prazo de 01 a 06/03/2021, por meio de formulário virtual a ser disponibilizado aqui no site.

Por outro lado, os Cursos Técnicos do Subsequente e Graduação em Engenharia Mecânica, organizados em módulo e semestre, respectivamente, terão um prazo para matrícula referente às AENPE 2020.2, tal como apontado acima.

Sobre os horários de aulas, tão breve divulgaremos os dos Cursos Técnicos do Subsequente e da Graduação em Engenharia Mecânica.

Na expectativa de que tão logo possamos nos reencontrar nos espaços do nosso campus, desejamos saúde e que continue se cuidando.

Atenciosamente;

Departamento de Ensino-Depen

Campus Jequié

depen.jqe@ifba.edu.br

Encerramento do Período Letivo 2020.1

A fim de contextualização, são fundamentais alguns resgastes acerca da pandemia e das aulas remotas no IFBA, em destaque no campus Jequié. 

De acordo com a Portaria de nº. 544, de 16/06/2020, publicado no Diário Oficial da União em 17/06/2020, as aulas remotas estavam permitidas até o dia 31/12/2020. Diante deste dispositivo e as discussões institucionais, o Conselho Superior do IFBA (Consup), aprovou a Resolução de nº 19, de 24/08/2020, que estabelecia ali as normas acadêmicas e provisórias para as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) durante o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFBA.

campus Jequié elaborou seu calendário acadêmico, que a priori se estenderia até o dia 23/12/2020. Foram realizadas diversas reuniões virtuais e lives com servidores, estudantes e responsáveis para organização e explicações pertinentes às AENPE, que tiveram seu início em 23/10/2020.

As AENPE foram organizadas em dois momentos: síncronos e assíncronos, distribuídos de acordo com cada curso e forma, sendo que os estudantes tiveram um prazo para realizarem suas matrículas. Foi explicado que a participação nas AENPE era de caráter optativo, sendo resguardado o direito às aulas presencias àqueles e àquelas que não aderissem, tão logo tivéssemos condições de retorno.

Retomando à questão do calendário acadêmico, sua construção levou em consideração algumas orientações advindas da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e do Departamento de Ensino (Depen), dentre elas os seguintes pontos:

  • Data limite de 31/12/2020;
  • Contemplação da 1ª unidade para os cursos técnicos na Forma Integrada;
  • Contemplação do módulo/semestre para os cursos técnicos na Forma Subsequente e graduação em Engenharia Mecânica;
  • Execução dos calendários letivos previstos para os cursos de pós-graduação (lato sensu stricto sensu).

Assim, esperava-se o seguinte cenário até o dia 23/12/2020 (último dia letivo previsto no calendário das AENPE para o período 2020.1): encerramento da I unidade para os cursos técnicos na Forma Integrada e conclusão do módulo/semestre para os cursos técnicos na Forma Subsequente e graduação em Engenharia Mecânica.

Entretanto, as adversidades oriundas da pandemia geraram alguns entraves que impediram ou dificultaram o alcance de algumas das metas estabelecidas, afinal, estávamos diante de um cenário inédito e, sobretudo, de muitas incertezas e indefinições.

Nesse contexto, destacamos a situação dos cursos técnicos na Forma Subsequente e da graduação em Engenharia Mecânica: as respectivas coordenações de cursos apresentaram ao Departamento de Ensino a necessidade de um tempo adicional para a conclusão de alguns componentes curriculares, o que inviabilizaria a conclusão do módulo/semestre em questão. Desta forma, na retomada das AENPE, as disciplinas não concluídas até então passam a ter um prazo a ser determinado pela coordenação de curso, com base na necessidade de cada disciplina e diálogo estabelecido com o docente. Este prazo não ultrapassará o mês de fevereiro, considerando a previsão de início das aulas ainda no mês de março de 2021, para todas as turmas dos cursos supracitados.

Com relação aos cursos técnicos na Forma Integrada, houve encerramento da 1ª unidade, dentro do previsto, devendo as AENPE serem retomadas para fins de conclusão do ano letivo em curso, considerando que sua composição se dá em três unidades. Exemplificando: um/uma estudante do 1º ano do Curso Técnico em Eletromecânica (TI 211) que aderiu às AENPE cursou a 1ª unidade e retornará em fevereiro para cursar as 2ª e 3ª unidades (mais adiante abordaremos sobre o calendário e matrículas).

Volta às Aulas

A continuidade do ensino remoto só foi confirmada e, sobretudo, garantida, no dia 10 de dezembro de 2020, a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU) do Parecer do Conselho Nacional de Educação-CNE. Com base neste, no dia 23/12/2020, o Consup aprovou a Resolução Nº 30, que alterou a resolução de nº 19 e passou a normatizar a manutenção das AENPE.

Nesse sentido, estamos elaborando o calendário letivo para as AENPE, considerando que as aulas remotas darão a tônica neste primeiro semestre do ano civil de 2021, visto que não temos até então a garantia de vacinação dos diversos grupos de pessoas até lá.

Para os cursos técnicos da Forma Integrada, as aulas serão retomadas no dia 08/02/2021. Já para os cursos técnicos da Forma Subsequente e a graduação em Engenharia Mecânica, o módulo/semestre terá início em 01/03/2021. Ratificando que para estes últimos, o mês de fevereiro destinar-se-á à conclusão daquelas disciplinas pendentes de carga horária.

Quanto aos cursos de pós-graduação em nível de Especialização (Pós em Gestão e Educação Ambiental e Pós em Formação Docente e Práticas Pedagógicas) e de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – PROFNIT, as datas serão apresentadas por suas respectivas coordenações e apresentadas aqui em momento posterior.

Matrículas

Assim como aconteceu em outubro de 2020, para o início das AENPE, serão disponibilizados os links para que as matrículas aconteçam virtualmente.

Somente realizarão matrícula os/as estudantes dos cursos técnicos da Forma Subsequente e da graduação em Engenharia Mecânica, pois estes concluíram seus respectivos módulos/semestres. No caso dos cursos técnicos da Forma Integrada, a matrícula será renovada automaticamente, já que as 2ª e 3ª unidades encontram-se em aberto. 

Trancamentos de Matrícula

O/a estudante que optar por não continuar nas AENPE poderá trancar sua matrícula, sem prejuízo acadêmico, tendo resguardado seu direito às aulas presenciais, tão logo estas sejam restabelecidas. O trancamento se dará virtualmente, a partir de link a ser disponibilizado.

Calendário Acadêmico

O calendário acadêmico das AENPE para o período letivo de 2020.2 está em fase de elaboração, com previsão de ser apresentado provisoriamente na próxima semana.

Observamos se tratar de um calendário provisório, pois dependerá da apreciação dos docentes, equipe pedagógica e respectivas coordenações de cursos, e posterior aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Lembramos que até o dia 02/02/2020 os docentes do campus Jequié encontrar-se-ão de férias, o que impossibilita a antecipação da apreciação supramencionada.

Assim, sua elaboração considerará como limite máximo a data de 21/06/2021, ou seja, até esta data prevê-se a conclusão do período letivo de 2020.2 com adoção das AENPE.

Processo Seletivo

O ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos do IFBA sempre se deu a partir de aplicação de provas, o conhecido Prosel (Processo de Seleção de Estudantes). No entanto, o cenário imposto pela pandemia da covid-19 impossibilitou a realização do Prosel no ano de 2020, obrigando a instituição a repensar sua forma de seleção.

O IFBA adotará como modelo de seleção para ingresso de novos estudantes em seus cursos técnicos a análise de histórico escolar. No caso dos cursos da Forma Integrada, serão analisados os históricos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Já na Forma Subsequente, serão considerados os históricos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. Saiba mais sobre o Processo Seletivo 2021 do IFBA clicando AQUI.

Quanto ao ingresso de novos estudantes no curso superior de Engenharia Mecânica, a seleção será com base em processo seletivo simplificado, uma vez que o campus não aderiu ao SISU. Todo o processo será amplamente divulgado no site e demais canais de comunicação do IFBA campus Jequié.

Cientes de que algumas dúvidas podem não ter sido sanadas aqui, afinal, estamos diante de um cenário atípico e sem precedentes, nos colocamos à disposição para atendê-lo em um dos canais abaixo:

*Observamos que as contas de e-mail acima não recebem mensagens originadas do Hotmail e do Outlook.

Muitos desafios nos foram apresentados, o que exigiu e continua a exigir de todos nós um envolvimento e desdobramento imensuráveis para o desenvolvimento das atividades educacionais e atendimento às demandas institucionais diversas.

Mas seguiremos na busca de proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade, contando com cada um e cada uma que faz do IFBA campus Jequié uma instituição única, ainda que distantes fisicamente.

Atenciosamente;

Departamento de Ensino - DEPEN