Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Pesquisa e Inovação > Grupos
conteúdo

Grupos

por DGCOM publicado 07/03/2017 11h06, última modificação 03/03/2023 09h02

Automação, Eficiência Energética e Produção: Reúne pesquisadores de diferentes áreas, entre estudantes e egressos de cursos técnicos e superiores, mestres e doutores, além de profissionais técnicos administrativos.

Tendo como parceiro o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (Inctmn), o grupo atua nas seguintes linhas: análise e modelagem para automação de sistemas produtivos; desenvolvimento de equipamentos e materiais para o uso eficiente de energia elétrica; modelagem de fenômenos para o ensino de física, matemática e biologia; tecnologias sustentáveis.

Entre as conquistas do grupo, está a invenção do egresso Iago Santos de Jesus, que projetou um sistema eletromecânico para reulizar água da máquina de lavar na descarga do banheiro. A ideia inovadora foi apresentada em diferentes eventos, como a Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), em Belo Horizonte; Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), considerada a 2ª maior do gênero no país, que lhe garantiu credencial para a Feira de Investigação e Empreendimento Francisco Woston, ocorrida na Colômbia em 2016.

Coordenação: prof. Tércio Graciano

Grupo de Pesquisa em Computação de Jacobina (JaComp): Atua no contexto da engenharia de software, banco de dados, ubiquidade e sistemas distribuídos, bem como tecnologia educacional, com ênfase em jogos.

Coordenação: prof. Alberto Viana 

Engenharia, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e EducaçãoDe perfil multidisciplinar, o objetivo do grupo consiste no desenvolvimento de atividades de caráter científico e na elaboração de projetos de pesquisa com foco na sustentabilidade via editais, bem como a participação e criação de simpósios, seminários e congressos, enfatizando a construção de conhecimento e de geração de tecnologias no diálogo com as áreas de Ciências Exatas e da Terra; Engenharia Sanitária; Engenharia Química; Higiene e Segurança do Trabalho; Ciências Ambientais e Agrárias.

Coordenação: profs. Marcelo Linon e Leandro Rafael Prado