Publicado Edital do Programa Complementar de Monitoria de Ensino
A Direção Geral do Campus Jacobina, por meio da Comissão de Gestão da Assistência Estudantil, torna público o Edital nº 7/2025 - Programa Complementar de Monitoria de Ensino -, destinado a custear bolsas para estudantes selecionados por mérito e em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuarem como monitores de disciplinas específicas, mediante projeto e sob supervisão docente.
Estão sendo oferecidas quatro (4) vagas para exercício imediato e remunerado, sendo uma para cada disciplina do Núcleo Comum ou da Área Diversificada. Também há possibilidade de monitoria voluntária.
Prazos
De 17/06 a 10/07, é o período para os professores encaminharem seus projetos, de acordo com o Anexo II do edital. Os documentos devem ser preenchidos digitalmente, salvos em PDF e anexados via processo SEI - unidade CPAAE.JAC
Já os estudantes deverão realizar inscrição entre os dias 14 e 19 de julho, encaminhando a ficha (Anexo V) para cpaae.jac@ifba.edu.br
Requisitos
Estudantes dos períodos iniciais de cada curso (1º ano/1º semestre) não poderão concorrer a este edital, bem como aqueles que possuem vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou outra remuneração regular de qualquer natureza.
Os requisitos necessários para participação incluem:
- Frequência acima de 75% na disciplina que pleiteia no último ano/período letivo cursado;
- Disponibilidade de horário no turno vespertino, pois o exercício da monitoria implicará o cumprimento de quatro horas semanais de atividades, distribuídas preferencialmente, em dois dias, as quais não poderão ser coincidentes com o horário das aulas regulares.
Os monitores deverão auxiliar os docentes na realização de trabalhos práticos e experimentais, preparação de material didático e em atividades de classe e/ou laboratório, apresentando relatório mensal.
Seleção
O processo de seleção se dará em três etapas:
- Análise da média final da disciplina no último ano letivo (eliminatória e classificatória);
- Resolução de uma questão contendo conteúdos da disciplina para banca avalidora (eliminatória e classificatória);
- Avaliação da condição de vulnerabilidade socioeconômica pelo Serviço Social (classificatória).
Bolsa
A bolsa, no valor de R$ 420, terá vigência de cinco (5) meses, iniciando em agosto deste ano.

