Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2025 > Sisu 2026: Campus Jacobina oferta 40 vagas para a Licenciatura em Computação
conteúdo

Sisu 2026: Campus Jacobina oferta 40 vagas para a Licenciatura em Computação

Conheça o perfil do curso e #VemSerIFBA
por Verusa Pinho publicado: 12/01/2026 13h14, última modificação: 15/01/2026 12h35

Interessados em ingressar no Instituto Federal da Bahia - Campus Jacobina, através do ensino superior, podem escolher a Licenciatura em Computação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estão sendo oferecidas 40 vagas.  

A novidade deste ano é que o Ministério da Educação (MEC) passará a utilizar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro nem zerado a redação.

As inscrições ocorrem pelo site do Sisude 19 a 23 de janeiro, a partir de acesso à conta única [gov.br] da(o) candidata(o). O resultado da chamada regular está previsto para o dia 29, seguido da manifestação de interesse em participar da lista de espera e realização de matrícula (29/01 a 02/02). 

Saiba Mais

O IFBA está ofertando um total de 2.730 vagas, distribuídas entre 48 cursos e 19 cidades baianas. De acordo com o Termo de Adesão do Instituto ao Sisu 2026, as vagas estão organizadas em: 1.078 oportunidades para ampla concorrência; 106 por meio de ações afirmativas próprias da Instituição, e 1.546 vagas previstas pela Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, voltada para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Há oportunidades específicas para quilombolas, indígenas e negros/as (pretos e pardos); pessoas com deficiência; e pessoas com renda per capita menor ou igual a um salário-mínimo. 

Confira os detalhes em https://portal.ifba.edu.br/sisu/2026/pagina_inicial

Com duração mínima de quatro anos, aulas noturnas de segunda a sexta-feira e nas manhãs dos sábados, a formação ofertada pelo IFBA, em Jacobina, prepara o futuro profissional para integrar equipes multidisciplinares de consultoria em secretarias de educação, instituições de ensino e empresas, bem como equipes técnicas para construção de ambientes virtuais de aprendizagem. 

Observo a consolidação desta formação como uma opção estratégica para quem deseja atuar tanto na educação básica pública quanto nas demandas dinâmicas do mundo do trabalho tecnológico. Nossa Licenciatura em Computação, proporciona uma formação robusta, alinhada às necessidades contemporâneas da sociedade e do campo educacional”, destaca a atual coordenadora do curso, profa. e especialista da área, Alessa Soares.

O/a licenciado/a está apto/a para atuar tanto na parte técnica quanto pedagógica, diferencial no mundo do trabalho. A carreira de pesquisador em tecnologias educacionais e ensino da computação ou de empreendedor no desenvolvimento de hardwares e softwares voltados para a educação são outras escolhas. Com estágio supervisionado, visitas técnicas, eventos científicos e atividades complementares, os formandos elaboram monografia, que pode abranger a criação de produtos, dos quais aplicativos e games são exemplos.

Presente nas mais diversas esferas sociais, a computação é, atualmente, um dos campos de maior crescimento, mesmo diante das incertezas econômicas, sendo estratégica em todos os setores. “Nossos/as egressos/as saem capacitados/as para colaborar com processos de inovação e educação tecnológica em múltiplos contextos, desde a docência em escolas públicas e privadas, consultoria em tecnologia educacional, até a criação de soluções digitais e ambientes de aprendizagem que respondam às transformações tecnológicas do mercado”, explica a coordenadora. 

O Tripé: Ensino, Pesquisa & Extensão

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) insere os graduandos  no cotidiano escolar, integrando a educação superior à básica, por meio de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras, criativas, inclusivas e interdisciplinares, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade e do raciocínio lógico. Ao lado dele, atividades de pesquisa e extensão compõem um tripé diferenciado, que dinamiza a formação do futuro profissional, envolvendo-o com públicos distintos, de crianças a idosos, em comunidades e instituições diversas, incluindo entidades sociais. 

Nosso compromisso com o tripé ‘ensino, pesquisa e extensão’ reflete-se em práticas acadêmicas que aproximam os/as licenciandos/as da realidade escolar desde os primeiros semestres, ampliando competências técnicas, pedagógicas e sociais. A participação no Pibid atua como um dos pilares dessa formação, possibilitando que os estudantes vivenciem a docência em escolas-campo, desenvolvendo atividades sob orientação de professores da educação básica e supervisores experientes. Essa vivência fortalece a articulação entre teoria e prática, e incentiva uma compreensão profunda do processo de ensino e aprendizagem em contextos reais”, acrescenta a docente. 

“A Licenciatura em Computação do IFBA – Campus Jacobina não apenas forma profissionais competentes, mas também potencializa agentes de mudança, capazes de contribuir com a melhoria da educação básica e com o desenvolvimento social e econômico de nossa região” – Alessa Soares , coord. do curso

Pé-de-Meia Licenciatura

Incentivo ao ingresso em cursos presenciais de licenciatura, o Programa do MEC oferece auxílio financeiro aos estudantes, visando à permanência acadêmica e à redução de barreiras socioeconômicas, especialmente para quem busca conciliar os estudos com outras responsabilidades.

Reconhecimento

Avaliado pelo MEC com nota 4, numa escala de 1 a 5, o curso formou sua primeira turma em 2020. Conheça mais sobre a graduação ofertada pelo Campus Jacobina na página https://portal.ifba.edu.br/jacobina/cursos/superior/Licenciatura