Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2025 > Sisu 2025: Campus Jacobina oferta 40 vagas para a Licenciatura em Computação
conteúdo

Sisu 2025: Campus Jacobina oferta 40 vagas para a Licenciatura em Computação

Conheça o perfil do curso e garanta a sua inscrição!
por Verusa Pinho publicado: 14/01/2025 14h02, última modificação: 15/01/2025 10h21

 

Interessados em ingressar no Instituto Federal da Bahia - Campus Jacobina, através do ensino superior, podem escolher a Licenciatura em Computação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estão sendo oferecidas 40 vagas. Para se inscrever, é necessário ter participado da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. 

As inscrições ocorrem pelo site do Sisu, de 17 a 21 de janeiro, a partir de acesso à conta única [gov.br] da(o) candidata(o). O resultado da chamada regular está previsto para o dia 26, seguido da manifestação de interesse em participar da lista de espera (26 a 31/01), realização de matrícula (27 a 31/01) e convocação dos candidatos da lista de espera.

Em atendimento à Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), há reserva de vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou integram famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo per capita. Ainda há oportunidades para quilombolas, através de ações afirmativas próprias da Instituição.

Confira os detalhes em https://portal.ifba.edu.br/sisu/2025

Com duração mínima de quatro anos, aulas noturnas de segunda a sexta-feira e nas manhãs dos sábados, a formação ofertada pelo IFBA, em Jacobina, prepara o futuro profissional para integrar equipes multidisciplinares de consultoria em secretarias de educação, instituições de ensino e empresas, bem como equipes técnicas para construção de ambientes virtuais de aprendizagem.

O/a licenciado/a está apto/a para atuar tanto na parte técnica quanto pedagógica, diferencial no mundo do trabalho. A carreira de pesquisador em tecnologias educacionais e ensino da computação ou de empreendedor no desenvolvimento de hardwares e softwares voltados para a educação são outras escolhas. Com estágio supervisionado, visitas técnicas, eventos científicos e atividades complementares, os formandos elaboram monografia, que pode abranger a criação de produtos, dos quais aplicativos e games são exemplos. No Campus Jacobina, seis laboratórios de informática estão disponíveis para os licenciandos, sendo um específico do curso superior. 

Presente nas mais diversas esferas sociais, a computação é, atualmente, um dos campos de maior crescimento, mesmo diante das incertezas econômicas, sendo estratégica em todos os setores. No caso de Jacobina, mais da metade da riqueza produzida no município está concentrada na prestação de serviços, que demanda a atuação do profissional de informática, seja na instalação e manutenção de redes de computadores, no gerenciamento de bancos de dados, no desenvolvimento de softwares e sistemas para internet ou na computação gráfica. Além do IFBA, outras instituições de ensino situadas na região ofertam cursos técnicos na área e se caracterizam como possíveis ambientes de trabalho.

É o caso de Anderson de Oliveira, egresso da 2ª turma do curso e atualmente professor do campus, lecionando disciplinas da área tanto nos cursos técnicos quanto na licenciatura. Especialista em cibersegurança e tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, ele também atua no suporte de TI de multinacional. No IFBA, participou de projetos de extensão sobre TICs no contexto educacional e ensino lúdico da lógica de programação.

CONFIRA CONTEÚDO EM FORMATO DE VÍDEO

O Tripé: Ensino, Pesquisa & Extensão

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) insere os graduandos  no cotidiano escolar, integrando a educação superior à básica, por meio de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras, criativas, inclusivas e interdisciplinares, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem através da ludicidade e do raciocínio lógico. Ao lado dele, atividades de pesquisa e extensão compõem um tripé diferenciado, que dinamiza a formação do futuro profissional, envolvendo-o com públicos distintos, de crianças a idosos, em comunidades e instituições diversas, incluindo entidades sociais.

Reconhecimento

Avaliado pelo MEC com nota 4, numa escala de 1 a 5, o curso formou sua primeira turma em 2020. Conheça mais sobre a graduação ofertada pelo Campus Jacobina na página https://portal.ifba.edu.br/jacobina/cursos/superior/Licenciatura