Ideia desenvolvida por estudantes do Campus Jacobina conquista 1º lugar em concurso de inovação

RPG EcoArtia: os guardiões da sustentabilidade. Esse é o título da ideia inovadora criada pelos estudantes do Campus Jacobina e premiada em 1º lugar na categoria Collab do concurso “Uma Ideia na Cabeça, Uma Inovação na Mão” (IFBA-Sebrae). A cerimônia ocorreu na capital baiana na última terça-feira, 27.
Arthur Felipe Maia Coelho, formando de informática; Ney Allison dos Santos Alves, graduando da licenciatura em computação, e Valdemar Gomes da Silva Júnior, da formação técnica integrada em mineração, são os autores da ideia, sob orientação dos professores Gabriela Mota e Jônatas Alcalay (da área de computação), Marina Costa e Frederico Zogheib (engenharia ambiental e geologia, respectivamente).
O Eco Artia consiste em jogo online, onde os participantes exploram o mapa de um mundo virtual, chamado Ecodônia, e completam missões para proteger o meio ambiente. O jogo acontece em turnos; jogadores ou equipes podem escolher em que áreas irão atuar para completar as missões ambientais.
”Por meio de uma plataforma interativa, pretendemos conectar ações concretas à recompensa digital. Os dados gerados servirão como instrumento para políticas públicas de compensação ambiental”, explica o jovem Valdemar.
Saiba Mais
Em setembro do ano passado, a equipe conquistou o 2º lugar no hackathon Soluções Sustentáveis: Transformando o Uso da Água de Jacobina - BA e Região, maratona de inovação presencial organizada pelo Sebrae. Além de R$ 500, nossos estudantes ganharam mentoria de aceleração de negócio.
Ao longo de quase um ano de trabalho, questionários de pesquisa foram aplicados em escolas da região para entender de perto a realidade local sobre educação ambiental. A cooperativa Recicla Jacobina também foi visitada, onde o grupo conheceu a rotina dos catadores e seus principais desafios.
“Nossa equipe já definiu algumas das ferramentas e tecnologias que serão utilizadas na criação do jogo, como o ambiente de desenvolvimento e estilo do game. Dedicamos bastante atenção à análise de dados, que serão fundamentais para todos os produtos desenvolvidos no âmbito do projeto", destaca Ney.
Próximos passos
"A ideia do projeto é criar um jogo que seja instrumento lúdico para sensibilizar a sociedade sobre os passivos ambientais, sobretudo no âmbito do descarte inadequado dos resíduos sólidos. "Dessa forma, o grupo pretende buscar parcerias para tentar viabilizar um sistema de créditos, tendo como base a Lei de Pagamentos por Serviços Ambientais", comenta a professora Marina.
No momento, a equipe está em busca de novos integrantes, principalmente do ramo da tecnologia da informação, além de outros editais e parcerias. No concurso do IFBA, o trio recebeu R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para desenvolver a ideia, que está em estágio de prototipagem.
"O RPG EcoArtia é inovador e se diferencia de outras iniciativas por combinar elementos de gamificação, economia circular e tecnologias digitais, oferecendo uma experiência única e imersiva na aprendizagem sobre sustentabilidade”, acrescenta Valdemar.
“A plataforma promoverá uma rede colaborativa entre o poder público, a sociedade civil organizada e iniciativa privada, tornando-se uma solução inédita e replicável para as cidades que desejam engajar suas comunidades em práticas ambientais sustentáveis”, conclui o jovem.


