Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2025 > Estudantes e professor da Licenciatura em Computação participam do maior evento acadêmico de jogos digitais da América Latina (SBGames)
conteúdo

Estudantes e professor da Licenciatura em Computação participam do maior evento acadêmico de jogos digitais da América Latina (SBGames)

O Campus Jacobina esteve representado na coordenação do Fórum de E-Sports e apresentação de artigos científicos
por Verusa Pinho de Sá publicado: 08/10/2025 12h25, última modificação: 09/10/2025 09h36

Fazendo jus à tradição, representantes do Campus Jacobina do IFBA estiveram, mais uma vez, no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames)maior evento acadêmico da América Latina da área, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Entre os dias 30 setembro e 2 de outubro, a capital baiana sediou o evento, que contou com a coordenação local do Instituto Federal da Bahia. Do Campus Jacobina, participaram o  professor Luis Gustavo Araújo, que coordenou o Fórum de E-Sports, mediando mesa-redonda sobre jogos eletrônicos; além dos estudantes da Licenciatura em Computação Raniele Soares, Andressa Mota e Rulian Cruz.

Os graduandos apresentaram seguintes trabalhos científicos na trilha de Educação - a mais concorrida deste ano: 

Os artigos tratam do uso dos jogos no processo educativo. O tema tem sido destaque tanto no ensino médio quanto no ensino superior do Campus Jacobina. Andressa, por exemplo, é egressa do curso técnico de informática e fez seu TCC na área de gamificação, aprofundando conhecimentos através da licenciatura em computação; Rulian já participou de outros eventos organizados pela SBC, como a Maratona de Programação, ao lado da colega Raniele, e a Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (Erbase). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) também tem incentivado os discentes quanto ao pensamento computacional aliado à produção de jogos virtuais e analógicos para a educação.

De acordo com Raniele, a pesquisa permite refletir sobre o papel do professor como mediador de experiências significativas: "Buscamos compreender como as práticas lúdicas podem se tornar estratégias pedagógicas que favorecem a construção do conhecimento, o desenvolvimento da criatividade e o engajamento dos estudantes", explica.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro das atualizações!