Estudante conquista "Medalha de Honra ao Mérito” após gabaritar prova de olimpíada do conhecimento
Nota 10 na 1ª edição da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (Onana), Antônio Deivson Oliveira, formando do curso técnico integrado ao ensino médio de informática do Campus Jacobina do IFBA, embarca para São Paulo ainda nesta semana. Ele participará da cerimônia de premiação e receberá medalha de “honra ao mérito e reconhecimento” pelo seu desempenho, após gabaritar a prova.
O jovem será o único estudante do IFBA a receber tal premiação, que está acima do ouro. “Acredito que as medalhas são um grande incentivo para o estudante, ao ter seu esforço reconhecido, ainda mais em nível nacional. Os conhecimentos obtidos no IFBA foram fundamentais, já que os conteúdos de nanotecnologia estão intimamente ligados às disciplinas que aprendemos aqui, como física, química, biologia e matemática”, explica.
No ano passado, Antônio Deivson foi medalhista Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Ao longo de sua trajetória acadêmica, também fez parte de projetos de pesquisa e extensão de natureza interdisciplinar, aliando a robótica ao universo da educação e mundo do trabalho por meio da cultura maker. Seus estudos nessa área renderam participação no XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que aconteceu em Belém do Pará.
Saiba Mais
A Onana é voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o país. Gratuita e 100% digital, a prova ocorreu entre os dias 23 e 30 de novembro de 2024 e consistiu em 20 questões objetivas.
A olimpíada pretende despertar a curiosidade científica e tecnológica, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas, criatividade e inovação, por meio nanotecnologia, área que manipula a matéria em escala atômica e molecular.
Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa inédita no Brasil é da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A cerimônia de premiação está prevista para a manhã deste sábado, 15 de fevereiro.
Leia também