Equipes do campus se classificam para a etapa nacional da OBAFOG

"Nosso desempenho nas jornadas de foguetes [etapa nacional] demonstra que a ciência é apaixonante e recompensadora; estamos no caminho certo, investindo na formação de futuros cientistas". É com essas palavras que o professor de física Hytalo Costa demonstra a satisfação por liderar os estudantes do Campus Jacobina do IFBA no desafio de construir e lançar foguetes de garrafa PET. A iniciativa tem mobilizado discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em torno da Astronomia, Astronáutica e ciências afins, garantindo vaga na etapa nacional pelo 3º ano consecutivo.
Em sua 19ª edição, a olimpíada reuniu seis equipes, compostas por até três integrantes, sob a orientação do prof. Hytalo, em parceria com os docentes Beliato Campos e Angevaldo Maia, além da profa. convidada Jéssyka Costa (pedagoga).
O 1º lugar do campus ficou, mais uma vez, com o grupo da jovem Beatriz Valois (mineração), que alcançou 237 metros. Ao lado da estudante, estiveram os colegas de eletromecânica Maria Clara Silva e João Vitor Oliveira.
O 2º lugar foi para o trio composto por Ana Beatriz, Alexandre Reis e Raikoni de Lima, com 230 metros.
Júlia Silva, Nicole de Carvalho e Lohanny Carvalho, com alcance de 225 m, garantiram a 3ª posição.
Além de certificado de participação, os três melhores alcances locais recebem medalha e carta-convite para participar da Jornada de Foguetes, que ocorre em Barra do Piraí (RJ), entre os meses de julho deste ano e janeiro de 2026.
"Participar da MOBFOG, agora OBAFOG, é sempre desafiador e interessante. Ano passado consegui 104 metros com meu foguete. Pesquisei mais e usei a experiência que ganhei, com os conselhos dos professores, para aprimorar o projeto, alcançando a marca de 230 m desta vez, o que me deixou muito feliz e animado", explica Alexandre Reis.
"Para o lançamento oficial, realizamos diversos testes, implementando melhorias na base e corrigindo os vazamentos, que sempre foram um problema recorrente. Refinamos ainda mais o design aerodinâmico. Agora, estamos focados em levar todo esse aprendizado para a etapa nacional. Nosso objetivo é continuar aumentando a distância alcançada. Temos diversas ideias em desenvolvimento, prontas para serem testadas durante esse período de preparação. Como esta será minha última participação na OBAFOG e na Jornada de Foguetes, quero aproveitar ao máximo toda a experiência adquirida e deixar um legado bem estruturado para as próximas equipes", comenta Beatriz Valois.

Em 2023 a equipe de Beatriz esteve entre as 70 equipes de todo o Brasil que competiram na turma 4 do nível 4 (foguetes movidos a vinagre e bicarbonato), sendo o único trio da Bahia a marcar presença no Rio de Janeiro. Na ocasião, a medalha de ouro foi conquistada com 178 m de alcance. Ano passado o trio da jovem ultrapassou os 300 metros no lançamento da etapa local, marco histórico do campus.
Para o professor de física Hytalo Costa, iniciativas como essa permitem que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e testem suas habilidades e competências. “Desta vez escolhemos o aeroporto da cidade para a etapa local da olimpíada. Nossos estudantes estão muito empolgados para representar o IFBA-Jacobina nacionalmente, pela 3ª vez. Obter bons resultados na OBA/OBAFOG tem aberto portas para oportunidades acadêmicas. Nossa instituição já faz parte da elite da OBAFOG e isso é um testemunho do comprometimento da comunidade acadêmica para alcançar a excelência em educação e pesquisa. Estou imensamente grato por ter tido a oportunidade de liderar esses jovens novamente!”, destaca o docente.
Sobre a OBA
A OBA, da qual faz parte a OBAFOG, é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, e tem por objetivo promover a educação científica, criatividade e inovação de forma lúdica e cooperativa, ao mobilizar desde estudantes e seus professores a planetários, observatórios e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
A prova do nível 4, destinada a alunos do ensino médio, ocorreu na sexta-feira, 16, e abrangeu questões objetivas sobre assuntos como a Lei da Gravitação Universal, Magnetismo, Sistema Solar, Universo e Constelações; Corrida Espacial e a Guerra Fria; Foguetes, Satélites e Sensoriamento Remoto.
Para este ano, são aproximadamente 60 inscritos do campus, que pretendem garantir as tradicionais medalhas ao IFBA-Jacobina.
Leia Mais
- Equipe do campus representa a Bahia na Mostra Brasileira de Foguetes e conquista medalha de ouro
- Astronomia em foco: Equipe se classifica para a etapa nacional da Mostra de Foguetes e estudantes conquistam medalhas na OBA



