JIFBA 2024: Campus Jacobina conquista medalhas de ouro, prata e bronze
De 2 a 6 de setembro, aconteceu, em Jequié, a 6ª edição dos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA), que, neste ano, trouxe como novidade a Mostra de Jogos Interculturais Indígenas e Africanos (Joindaf). A delegação do Campus Jacobina esteve composta por aproximadamente 50 integrantes, entre atletas e treinadores, que competiram nas categorias masculina e feminina do handebol e vôlei de quadra, além do vôlei de areia e futsal masculinos.
Conquistamos duas medalhas de bronze (futsal e vôlei de areia), bem como prata (handebol feminino) e ouro (handebol masculino). Também tivemos os melhores artilheiros do handebol: na categoria feminina, Alanna Corrêa e Rebeca Araújo (capitã) empataram com 13 gols; já na masculina, o responsável pela artilharia foi o capitão Arthur Menezes, com 24 gols:
"Minha experiência nos JIFBA foi de pura gratidão! Estar dividindo a quadra com meus amigos e conseguir trazer o título de campeão, além de ter, no topo da artilharia, jogadores do nosso campus, é entender que somos uma família", comenta o jovem, estudante do 2º ano de eletromecânica, ouro no handebol e bronze no vôlei de praia.
Acompanharam os discentes os professores de educação física do campus, Normando Lima e Vinícius Santana, ao lado do estagiário, Vinícius Elisbão.
“Os JIFBA é uma forma de promover o esporte e a socialização para além das salas de aula. Contribuir para o desenvolvimento desses alunos foi algo extraordinário; ver os pais e parentes torcendo, vibrando e incentivando nos motiva!”, destaca o docente Vinícius.



Nas palavras de Guilherme da Silva, 2º ano de eletromecânica e atleta do futsal/vôlei de quadra, a energia contagiante, a união entre os alunos e a competitividade saudável tornam tudo ainda mais especial. "Cada momento, desde as competições até as interações, é repleto de aprendizado e diversão. Essa vivência é algo que todos os estudantes do IFBA deveriam experimentar, pois fortalece laços, promove o de espírito de equipe e cria memórias inesquecíveis!”, disse.
Para o colega de time Ramon Ferreira, 3º ano de informática, "cada minuto, seja dentro ou fora de quadra, se tornará uma lembrança incrível".



Para o estagiário Vinícius Elisbão (Uneb), o esporte atua enquanto ferramenta de coalizão, estimulando o desenvolvimento do perfil de liderança, da cooperação e, sobretudo, do controle emocional: "Da preparação para um jogo decisivo, da motivação para extrair o melhor desempenho em quadra, do apoio para um companheiro que não está confiante no próprio rendimento... Os Jogos Integradores do IFBA se traduzem em experiência formativa única!", pontua.
"Foi meu segundo ano competindo nos JIFBA. Me sinto muito feliz por ter chegado à final. Estou orgulhosa do nosso desempenho", declarou Rebeca Souza, estudante do 3º ano de eletromecânica que liderou a equipe do handebol como capitã (medalha de prata), além de integrar o time do vôlei.
SALDO DE PREMIAÇÕES
Medalhas:
Ouro (handebol masculino);
Prata (handebol feminino);
Bronze (futsal e vôlei de areia).
Melhor(es) da(s) partida(s):
Alanna Corrêa, Rebeca Araújo e Emanuelle Simas (handebol) - as duas primeiras empataram - com 13 gols - na artilharia também;
Maria Eduarda (vôlei);
Levy Santos e Manoel Camilo (futsal) - este último, capitão do time, eleito o melhor jogador nas quartas de final;
Gabriel Dantas e Luís Miguel (vôlei);
Arthur Menezes (vôlei de areia e handebol - nesta modalidade foi o artilheiro dos JIFBA).
Acesse o perfil oficial do campus no Instagram e confira outros registros do evento



