Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2024 > Equipes do campus recebem premiações na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A)
conteúdo

Equipes do campus recebem premiações na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A)

Ao todo foram oito medalhas, entre prata, bronze e cristal
por Verusa Pinho publicado: 20/12/2024 12h14, última modificação: 20/12/2024 14h04

Oito equipes do Campus Jacobina, sob orientação dos professores de história Carla Côrte e Jorge Luz, receberam medalhas na 4 edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). Os estudantes participaram da competição na modalidade escolar pública, conquistando medalhas de prata, bronze e cristal. No total participaram 22 trios, envolvendo mais de 60 estudantes.

Equipe Arqueiras da História com a profa. Carla

"A ONHB-A foi a olimpíada mais fora da curva que participamos. Ela foge de qualquer padrão convencional que conhecemos, propondo algo completamente novo. Em vez de focar apenas na resposta correta, a ONHB-A nos convida a pensar e responder de forma crítica, utilizando documentos históricos dos mais variados tipos para enriquecer nosso aprendizado. Medalhar é sempre ótimo, mas o processo é, sem dúvidas, a melhor parte. Nós realmente nos envolvemos com a História e, por meio da olimpíada, percebemos que a História não é uma ciência que estuda apenas o passado. Ela está presente no agora, no nosso cotidiano. Precisamos conhecer e refletir criticamente sobre acontecimentos que ainda têm impacto no mundo contemporâneo, como o Golpe de 1964, tema proposto nesta edição", destaca Laura Oliveira, integrante da equipe Arqueiras da História, ao lado das colegas Paulla Hevelly e Manuela Mascarenhas, estudantes do 3º ano de mineração.

Além desse trio, outros sete receberam premiações:

Equipe Trix e o prof. Jorge Luz

Medalhistas de Prata:

Equipe Tríplice da Diamantina: Ketlly Araújo, Endrik Reis e Paulo Robert Marinho

Equipe Trix: Evelliny Glauce, Raissa Oliveira e Isabella Campos

Medalhistas de Bronze:

Equipe Phoenix Solis: Leonarda Costa, Manuela Carmo e Natália Oliveira

Phoenix Solis

Equipe Serpentes Expedicionárias: Alanna Corrêa, Maria Eduarda Sampaio e Gabriel Dantas

 

 

 

Crias do Ouro

Medalhistas de Cristal:

Equipe Crias do Ouro: Letícia França, Jaqueline Santos e Raissa Vitória

Equipe The Legendary: Adriel Carvalho, Diego Oliveira e Kaiky Moura

The Legendary

Equipe Herdeiras de Histórias: Thalita Souza, Paloma Vitória e Ana Karoline

 

 

 

 

 

Serpentes Expedicionárias

"Participar da olimpíada foi desafiador e divertido; um misto de temas testou nossos conhecimentos, através de textos e imagens, com foco no Golpe de 1964. A ajuda da nossa orientadora e professora Carla tornou o processo mais fácil, apesar de nenhum de nós ter participado dessa modalidade anteriormente. Foi muito enriquecedor conquistar o bronze!", explica Alanna Corrêa, integrante da equipe *Serpentes Expedicionárias*, medalha de bronze na ONHB-A 2024, ao lado da colega de turma Maria Eduarda Sampaio (3º ano de mineração) e de Gabriel Dantas, 1º ano de eletromecânica.  

"Participar da ONHB-A foi uma experiência incrível, cheia de aprendizados e desafios. Queremos expressar nossa gratidão aos professores Jorge Luz e Carla Côrte, que foram verdadeiros pilares em nossa jornada. Com dedicação e paciência, nos ajudaram a superar cada obstáculo e nos ensinaram que o conhecimento é ainda mais valioso quando compartilhado. Como equipe, cada um contribuiu de forma única, e juntos conseguimos algo incrível: conquistar a prata. A ONHB-A nos mostrou que a História é muito mais do que datas, é sobre trabalho em equipe, e enxergar diferentes perspectivas do mundo. Estamos felizes demais com o que alcançamos e que venha a próxima olímpiada!", comenta Robert Marinho (Tríplice da Diamantina).

Fique por dentro

ONHB-A é uma versão da ONHB 100% online, gratuita e aberta a qualquer pessoa acima de 12 anos. Ao todo, são realizadas quatro fases virtuais com questões de múltipla escolha e tarefas. A prova traz assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. A olimpíada é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Ao longo de suas edições, a ONHB-A vem convidando os participantes a refletir sobre questões que afetam toda a sociedade brasileira.