Currículo e Formação de Professores é tema de pesquisas desenvolvidas pelo Campus Jacobina e apresentadas em evento regional
Cinco estudantes da Licenciatura em Computação, sob orientação da professora Alcione Silva, pedagoga e mestra em Educação, estiveram em Feira de Santana até o dia 24 de outubro, compartilhando pesquisas relacionadas aos seus estágios. O professor Fagner Delazari, filósofo e mestre em Letras, também marcou presença no evento, com apresentação de trabalho.
O SerTão Professoras(es): Políticas de Currículo, Qualificação da Formação e do Trabalho Docente é um evento triplo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no qual está acontecendo, simultaneamente, o Simpósio Formarser, o VII Colóquio (In)Formacce e a I Conferência da Rede Currere Nordeste.
Todos os estudos submetidos pelos graduandos do Campus Jacobina do IFBA foram aprovados e compõem os eixos currículo e formação de professores; formação e qualificação do trabalho docente.
Foram autores das pesquisas as licenciandas Bianca Moura e Natiane Rios, que compartilharam saberes no âmbito do pensamento computacional e da gamificação na geografia; Iara Reis, Micael Oliveira, João Carlos Régis e Jailza da Silva, que relataram suas experiências sobre a prática pedagógica durante o estágio em escola pública da educação básica.
Para Bianca, discente do 6º semestre da licenciatura, o evento foi uma experiência incrível para sua formação acadêmica e profissional: “Tivemos a oportunidade de ouvir pesquisadores de referência na área e conhecer suas vivências. Além disso, minha apresentação de trabalho foi um momento único de troca de experiências com outros alunos de licenciatura e docentes. Enfim, o ‘SerTão Professas(es)’ representa afeto, aprendizagem, currículo e ancestralidade, um evento verdadeiramente lindo”, comenta a jovem, que já foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e é egressa do curso técnico de informática do campus.
De acordo com o professor Fagner Delazari, autor do estudo A Filosofia da Tecnologia e suas contribuições para a Formação Docente, o SerTão Professoras(es) trata das várias faces da educação feita desde o sertão baiano, com um olhar especial para o que nos faz "ser tão" professoras(es), em defesa de uma educação pública, plural e emancipadora:
- prof. Fagner e a discente Natiane (E/D - 7ª e 8ª pessoas) ao lado de outros pesquisadores na sala de apresentação
"É uma oportunidade de novos aprendizados, produção de conhecimento, de tecer relações e de desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas e sociais. E também vejo como um momento de acesso ao conhecimento científico aliado a saberes tradicionais e práticas transformadoras, pautadas pela amorosidade e por tecnologias que promovam igualdade e justiça social”, pontua.
Nas palavras da professora Alcione, a formação acadêmica não se faz apenas no espaço da sala de aula. "Esta é apenas uma dimensão da formação. A participação nos eventos acadêmico-científicos têm papel importante na trajetória discente, pois possibilita a socialização de experiências em uma comunidade diferente, podendo escutar novos olhares e percepções sobre as produções e, consequentemente, tornando-as mais qualificadas; permite a escuta de teóricas/os e pesquisadoras/es da área de formação e participação em debates, transpondo a fronteira do texto escrito e ampliando as compreensões sobre o que já estudam; promove a socialização com outras/os estudantes, fortalecendo-os sobre os desafios do processo formativo, além de ampliar as suas possibilidades de continuidade da vida acadêmica, ao conhecerem outras instituições, cursos e programas”, destaca.