Ações do Pibid/IFBA são destaques na Jornada Pedagógica do Comuja
Na manhã dessa quarta-feira, 7, representantes da Licenciatura em Computação do Campus Jacobina do IFBA estiveram presentes na Jornada Pedagógica do maior colégio do município - Gilberto Dias de Miranda (Comuja). Na ocasião, o professor e doutor em educação Yuri Bastos Wanderley, proferiu palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Ensino de Computação na Educação Básica.
O docente, que também é coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado à Licenciatura em Computação do campus, destacou a importância da iniciativa para a formação dos licenciandos, sobretudo através das atividades formativas realizadas com estudantes e professores. "Estamos trazendo novas possibilidades para o uso das tecnologias e apoiando o ensino das escolas públicas da região com inovação pedagógica, uma das responsabilidades sociais do nosso Instituto. É um marco importante do nosso trabalho ter participado desse evento no Comuja. Estamos muito felizes", comenta Bastos.
A Jornada Pedagógica do referido colégio também foi uma oportunidade para a equipe do IFBA compartilhar as ações desenvolvidas no âmbito do programa ao longo do ano passado. Acompanharam o professor as licenciandas Mirele Oliveira e Raniele Soares.
"O eixo computação não é de uso exclusivo da informática; pode ser utilizado nas ciências exatas, linguagens, ciências humanas e da natureza, trazendo novas perspectivas críticas e desenvolvendo habilidades essenciais para o pensamento analítico. Durante nossa participação no evento, compartilhei as experiências com as oficinas realizadas no Comuja nos meses de novembro e dezembro de 2023. Escolhemos ferramentas lúdicas - como o Scratch e Blockly Games - para trabalhar o raciocínio lógico na resoluções de problemas, por meio de atividades plugadas e desplugadas, a exemplo do tapete dinâmico Scratch e tapete dinâmico de construção de palavras", explica Raniele.
"Tivemos algumas surpresas durante as atividades formativas, como o relato de um estudante que se interessou tanto pela metodologia e temática que hoje pensa em cursar a Licenciatura no IFBA. Isso foi muito inspirador e mágico pra gente; uma porta que se abriu. Por meio do Pibid, temos a oportunidade de experimentar a docência, ao criar e aplicar planos de aula. Não precisamos proibir o uso do celular em sala de aula, mas utilizá-lo de maneira relevante para a melhora do aprendizado. Estamos numa era em que muita informação é compartilhada sem filtro. Nosso objetivo é ampliar horizontes, transformar e levar conhecimento para o máximo de pessoas possível", destaca a jovem, que está no 5º semestre do curso.
No fim do ano passado, licenciandos e docentes do Instituto estiveram na Caatinga do Moura, além do Comuja, realizando oficinas acerca do pensamento computacional. Ainda neste primeiro semestre, será a vez dos professores do Comuja participarem das atividades formativas ofertadas pelo Programa.
De acordo com a docente Isa Mamedie, supervisora do programa na escola-campo em questão, foi maravilhoso ter o prof. Yuri e as licenciandas no evento: "A Jornada Pedagógica é de suma importância para nós, professores, coordenadores e diretores. Momento formativo em que reunimos para (re)planejar, construir, discutir, rever a prática, trocar conhecimento, possibilitando novas experiências, no intuito de otimizar o processo de ensino-aprendizagem em nossa unidade escolar. Diante disso, pensei em trazer o resultado das oficinas de computação para este momento, alinhadas à BNCC. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do Pibid com as turmas da EJA e 7º ano de Ensino Fundamental em 2023. A repercussão da palestra foi muito positiva! Nossos professores ficaram encantados e solicitaram a aplicação das oficinas já no retorno das aulas. Foi um encontro formativo prazeroso, envolvente e significativo para o processo de ensino e aprendizagem", relata.
A equipe do Pibid ainda é composta pelo professor supervisor no IFBA, Demson Oliveira, e pela docente Macileide Carvalho, supervisora na escola-campo Dr. Marcos Jacobina (Caatinga do Moura). Cada um/a acompanha oito licenciandos bolsistas.
Crédito das fotos: Comissão Organizadora do evento/Comuja e Acervo Pibid
Leia Mais