Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus: Ensino, Pesquisa & Extensão em foco
Começou nessa quinta-feira, 19, a Semana de Ciência e Tecnologia no Campus Jacobina do IFBA. O evento segue até sábado, 21, e acontece em paralelo ao I Seminário de Pesquisa e Extensão, contando com atividades diversas e abertas ao público.
Em torno do tema central da SNCT: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a mesa de abertura foi composta pelos diretores geral e de ensino, prof. Ricardo Mesquita e Fabiana França (nutricionista), bem como pelas coordenadoras de pesquisa e extensão, professoras Vanessa Mendes e Igara Oliveira. Em sua fala, Fabiana citou a I Gincana do Saber, que teve sua culminância nos dias 17 e 18 de outubro, e seguiu o mesmo tema da SNCT. "Termos como 'obsolescência programada' não são conhecidos pelo grande público. Em uma das provas da nossa gincana sobre o assunto, apenas um estudante acertou a questão. Precisamos refletir sobre a produção e o consumo de tecnologia de qualidade, durável e barata. Diante do consumismo da sociedade capitalista em que vivemos, eventos como esse são o pontapé, o start, para a promoção da sustentabilidade", disse.
Em seguida, as coordenadoras de pesquisa e extensão aproveitaram a oportunidade para convidar toda a comunidade a participar das demais atividades da Semana. Igara Oliveira ainda mencionou sua trajetória enquanto egressa de instituições públicas de ensino no diálogo com a relevância desses espaços para a difusão da ciência, pensamento compartilhado pelo palestrante convidado, professor dr. e geógrafo Marcos Novais (Uneb), que também pontuou o papel social do tripé ensino-pesquisa-extensão das universidades e dos institutos federais. "Muito bom saber que o IFBA já inicia esse caminho no ensino médio", comentou. Na mediação, esteve o professor do campus Jorge Ney, que foi da turma do referido docente enquanto graduando.

EAD e Ensino Híbrido na Educação Superior, Profissional e Tecnológica foi o tema da segunda palestra do dia, coordenada pelo professor de computação aplicada à educação do campus, Yuri Wanderley, especialista em cibercultura e doutor em educação. À noite, minicursos e oficinas, além de outra apresentação cultural com artistas da casa, foram destaques. Estiveram no rol de temas abordados a criação de jogos digitais, programação, pensamento computacional e softwares educacionais; educação financeira; formatação de PC; geotecnologias e produção de licor artesanal.

Na manhã desta sexta-feira, 20, foi momento do cine-debate sobre Oppenheimer, cientista responsável por liderar projeto confidencial dos EUA cujo objetivo era desenvolver uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial; exposições de trabalhos científicos e iniciativas sociais, além de mais minicursos e oficinas. Entre as temáticas do dia tivemos química com café, formação que apresentou desde os efeitos do alimento no corpo humano aos tipos de produção (tradicional x gourmet), incluindo sessão de degustação; produção de mapas com o software QGIS; observação astronômica; softwares livres; currículo da EPTNM, ONHB e empreendimentos socioambientais.
Dona Adelice Pereira e Seu Antônio Ferreira vieram da comunidade Paraíso expor sementes crioulas produzidas por eles enquanto integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e de cooperativa regional de produção de mel de abelha. "Trabalhar com o orgânico é resgatar tradições. Hoje a indústria, os grandes produtores, querem rapidez, facilidade e lucro. Nós trabalhamos com mais cuidado ao meio ambiente e à própria saúde, sem o uso de agrotóxicos. É nosso orgulho"", destaca Seu Antônio. A companheira complementa: "O que falta é as pessoas aprenderem mais sobre a produção orgânica e seus benefícios. Pouca gente acredita". A exposição integra projeto extensionista do professor Fredson Rodrigues, que está promovendo formações para gestão de iniciativas socioambientais no Piemonte da Diamantina.
À noite, equipe da Reitoria conduzirá mesa-redonda acerca do Princípio pedagógico da Pesquisa e da Extensão nos Institutos Federais. A palestra de encerramento será virtual, às 9h do sábado, 21, através do canal do Youtube do campus, com o prof. do IFCE Cleanto Rogério Rego Fernandes, mestre em psicobiologia e secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Acompanhe os detalhes no site do evento <https://www.even3.com.br/snctsempex2023/> e participe!