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Jornada Pedagógica reúne servidores em torno do debate sobre “Currículo na Educação Profissional e Identidade Institucional”

Evento segue até quarta-feira, 1º de fevereiro, no Campus Jacobina
por Verusa Pinho publicado: 31/01/2023 11h13, última modificação: 31/01/2023 13h48

Na noite dessa segunda-feira, 30, deu-se início à Jornada Pedagógica 2023 do Campus Jacobina do IFBA. O evento segue até amanhã (quarta-feira), 1º/2, envolvendo gestores, professores e profissionais técnicos administrativos em educação ligados diretamente às ações de ensino, sobretudo a equipe Multidisciplinar. 

 

Durante a abertura, o diretor geral, Ricardo Mesquita, deu as boas-vindas e destacou a satisfação em ver o auditório lotado de servidores na "primeira Jornada presencial pós-pandemia". Em seguida, a diretora de ensino do campus, Fabiana França, mencionou a importância da reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos e do currículo inclusivo no momento em que estamos recebendo mais estudantes com necessidades educacionais específicas. Ao se referir ao texto de apresentação do evento, Fabiana citou o currículo como parte da identidade institucional no diálogo com o contexto sócio-histórico-cultural, pós-crítico e seus desafios: "Nosso convite é para pensarmos enquanto indivíduos, coletivo e produção!", disse.

A palestra da noite contou com a participação do pró-reitor de ensino, Jancarlos Lapa, e da chefa do Departamento de Ensino Técnico do Instituto, Indaiara Célia da Silva, que falou sobre o currículo na educação profissional. Pensando nos IFs como política pública, Indaiara centrou sua fala na obra organizada pelo historiador e especialista em ciência política Eliezer Pacheco, que integrou a equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.    

Com o título Institutos Federais: uma revolução da educação profissional e tecnológica?, a obra apresenta a fundamentação da criação dos IFs, reforçando a "ousadia e inovação necessárias a uma política e a um conceito que pretendem antecipar aqui e agora as bases de uma escola contemporânea do futuro e comprometida com uma sociedade radicalmente democrática e socialmente justa".

Na ocasião, também houve apresentação musical com servidores (professores e TAE), estudante e egresso do campus. Entre as canções em destaque, estiveram Coração de Estudante (Milton Nascimento) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso).

     

Neste segundo dia de atividades, 31, são destaques, ao lado do café da manhã coletivo e de dinâmica de grupo, as palestras Diferenças e enfrentamentos às opressões estruturais: O que o currículo tem a ver com isso?, com a professora da rede estadual e mestra em educação e diversidade Renata Lopes, e A construção do currículo inclusivo na educação profissional, com a docente de atendimento educacional especializado Adevanúcia Nere (IFBaiano).

Em sua fala, Renata agradeceu pelo convite e lembrou a época em que acompanhou a trajetória estudantil da sua filha, egressa de curso técnico integrado do Campus Jacobina: "É muito bom estar de volta a este lugar!", comentou.

Conceituar o termo justiça curricular foi o foco de sua explanação, com base em teóricos neocoloniais. Segundo a convidada, ao criticar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio, é preciso alcançar uma educação ética, responsiva e que promova a autonomia dos jovens enquanto cidadãos. "É uma utopia possível, que deve ser traçada, inventada", pontuou.    

Pela tarde, a partir das 14h, haverá mesa-redonda sobre o eixo extensão do tripé institucional, com a coordenadora dessa área no campus, professora Igara Sampaio; o analista de TI e docente, Ivo Chaves, e o professor do Campus Salvador Dielson Hohenfeld, atual diretor do Departamento de Ensino Superior da Proen. 

Para a quarta-feira, 1º, está prevista a formação de comissões voltadas para a organização de eventos institucionais e atividades científicas ao longo do ano letivo; elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão que articulem temáticas multi-inter-transdisciplinares; apresentação do Programa Local de Capacitação Continuada; orientações da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE) em prol do planejamento inclusivo, além de palestras com profissionais convidados.

  

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