Estudantes do campus conquistam premiações na OBMEP 2021

10 estudantes do Campus Jacobina do IFBA conquistaram premiações na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 16ª edição. Além de medalha de bronze, nove menções honrosas compõem a lista de conquistas, únicas entre todas as escolas da região.
A 1ª fase da competição ocorreu em julho de 2021, de maneira virtual, e envolveu discentes dos cursos técnicos integrados do campus, que resolveram prova objetiva composta por 20 questões. A 2ª etapa, para a qual se classificaram 31 alunos, consistiu na aplicação presencial de prova discursiva, contendo seis (6) questões.
Confira, abaixo, a lista dos estudantes premiados:
ADRIEL DE ALMEIDA SILVA – Menção Honrosa
ALANA VIRGINIA FREIRE SILVA DE ALMEIDA – Menção Honrosa
ARTHUR FELIPE MAIA COELHO – Medalha de Bronze
CARLOS HEINRICH SARMENTO SCHLEU – Menção Honrosa
GIOVANNI AMORIM DE A BIONDI LIMA – Menção Honrosa
JOAO VICTOR SANTANA COELHO – Menção Honrosa
MAURÍLIO MIRANDA LAGO – Menção Honrosa
MISIA AITHANA RIBEIRO NASCIMENTO – Menção Honrosa
PABLO UILQUER DE CERQUEIRA LISBOA – Menção Honrosa
PATRIC JORGE SANTOS DO NASCIMENTO – Menção Honrosa
Fique por Dentro
Na edição 2018, o Campus Jacobina conquistou duas medalhas de bronze em nível nacional. O resultado foi alcançado por Alan Barbosa (egresso de eletromecânica) e Felipe Torres (informática). Além deles, outros 11 alunos receberam menção honrosa. "A cada ano, os resultados conquistados por nossos discentes têm levado a melhores resultados na própria disciplina”, destaca o docente Ricardo Mesquita, mestre em matemática pura e coordenador local da OBMEP.
O jovem Alan, por exemplo, foi além. Devido ao rendimento na olimpíada, teve a oportunidade de participar do processo seletivo "Vagas Olímpicas 2019". Atualmente estuda Matemática na Universidade Federal da Bahia (UFBA), formação para o qual foi aprovado em primeiro lugar.
Desta vez o jovem Arthur poderá participar do Programa de Iniciação Científica Jr - PIC, por meio do qual receberá material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal), a fim de ampliar conhecimentos no ramo da matemática.
Saiba Mais
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, envolve alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Além disso, abarca uma série de iniciativas, a exemplo do Programa de Iniciação Científica e Mestrado, que oferece bolsas aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) para realizar estudos avançados na área simultaneamente com sua graduação.
