Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2022 > Estudante do campus participa da mostra competitiva do Curta 5
conteúdo

Estudante do campus participa da mostra competitiva do Curta 5

por Verusa Pinho publicado: 10/08/2022 09h03, última modificação: 10/08/2022 09h57

 Eu queria ser tão melhor do que eu sou, mas eu sou o que eu consigo ser”. Foi com essa reflexão  que o jovem Leandro Francisco da Silva, estudante do 4º ano de informática do Campus Jacobina do IFBA, garantiu classificação para a mostra competitiva do Curta 5 - Festival Estudantil de Curtas - 11ª edição, evento institucional do Campus Vitória da Conquista.

Crédito: Edezio Fotos

Leandro também participou da 10ª edição do festival, na qual teve seu vídeo Jacobina: Cidade do Ouro habilitado para a mesma sessão. No ensino fundamental, o jovem havia gravado curta sobre o mundo do circo.

Natural de Tapiramutá, Leandro se identifica “de origem simples e humilde”. “Minha família sempre acreditou no poder da Educação. Minha mãe e irmão são minha motivação diária. Sou grato a Deus, a meus amigos e professores, que estão sempre ao meu lado”, comenta. 

A narrativa compartilhada nesta edição é baseada em relato autoral e fala sobre ansiedade e a busca por transformação. Para o estudante, fazer curtas-metragens se tornou hobby e uma maneira de transmitir mensagens para o mundo. 

Inscrito na categoria Juvenil 2 (discentes regularmente matriculados no ensino médio ou ensino médio técnico integrado), Leandro concorre a troféu, conferido por comissão de seleção e júri popular, para os dois primeiros colocados, e menção honrosa. O melhor ator e atriz ainda recebem medalhas.

Além da exibição de vídeos de temática livre, com até cinco minutos de duração, o evento, previsto para o período de 1º a 6 de setembro, contará com desfile de cosplay, oficinas, rodas de conversa, mostras infantis, sessões competitivas e exposições. 

Criado em 2010, o Curta 5 tem por objetivo incentivar e promover a linguagem audiovisual como ação pedagógica e interdisciplinar, valorizando a criatividade, através da utilização de novas mídias, e revelando jovens talentos. As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.