Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2022 > Campus Jacobina participa do 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente com artigos para apresentação e publicação
conteúdo

Campus Jacobina participa do 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente com artigos para apresentação e publicação

por Verusa Pinho publicado: 21/09/2022 11h55, última modificação: 23/09/2022 08h48

Com artigos aprovados para apresentação e publicação, duas formandas do curso técnico subsequente de meio ambiente, além de docentes, representam o Campus Jacobina do IFBA no 19° Congresso Nacional do Meio Ambiente, que acontece até esta quinta-feira, 22, em Poços de Caldas (MG).

Com base na temática central do evento - Planeta Terra, Água e Ar: Consciência, Conservação e Educação -, os trabalhos científicos apresentados nesta edição também farão parte dos anais em formato eletrônico para download, a serem disponibilizados no site do congresso.

Da E/D: Maiza e Vanessa

análise sobre as tensões de interesses nos processos de concessões de unidades de conservação à iniciativa privada, com ênfase no Parque Estadual das Sete Passagens (Pesp), situado em Miguel Calmon, é o título do artigo de autoria de Maiza de Oliveira e Vanessa Jordão (4° semestre de meio ambiente), sob orientação do geógrafo Jorge Ney. Em trecho do estudo, as formandas explicam a polêmica do processo, que se encontra em andamento:

“Na concessão do Pesp, claramente pode-se constatar uma tensão de interesses entre o poder público estadual, que deu início ao processo sem consulta prévia à população, principalmente às comunidades do entorno, que se opõem fortemente ao projeto, pois temem que a ação possa trazer prejuízos ambientais e sociais, sobretudo ao que concerne à preservação das nascentes do Rio Itapicuru-Mirim, tão importante para a sobrevivência dessas pessoas”. 

Para Vanessa Jordão, estar no Congresso pela primeira vez é uma experiência única: “Ter a oportunidade de ouvir grandes palestrantes, pensar e repensar cada vez mais sobre nosso meio ambiente, é só gratidão, e agrega tanto conhecimento técnico quanto social”, comenta.

O mesmo estudo, porém no formato resumo expandido, também foi submetido e aceito para apresentação no Congresso Nacional de Educação (Conedu) 2022, que ocorre no próximo mês, na capital alagoana.

Além dessa pesquisa, professores do campus, em parceria com pesquisadores do IFRN, tiveram três artigos aprovados para compor, como capítulos, um dos quatro e-books do evento, referente ao eixo Tecnologia Ambiental. Representam Jacobina o docente Jonei Marques (engenheiro de minas), Talita Gentil (geóloga) e Tércio Graciano (engenheiro mecânico). 

A incorporação de resíduos à massa cerâmica tradicional foi o foco das pesquisas, que trabalharam com casca de ovo, vidro, papel e resíduo mineral da exploração do ouro. Entre os produtos desenvolvidos, estão peças decorativas utilizando a técnica de paper clay e blocos. Como resultados, tem-se o aproveitamento dos resíduos e, consequentemente, sua destinação correta, com foco na sustentabilidade.

Saiba mais

Em maio deste ano, os docentes, que são membros do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção tiveram capítulo publicado no livro digital Open Science Research III. O trabalho analisou a viabilidade técnica do aproveitamento de resíduos de granito como matéria-prima para a produção de revestimentos cerâmicos. 

Ano passado a equipe lançou outros dois e-books acerca do assunto através da Editora Quipá. As publicações reúnem uma série de artigos, frutos de pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional, e contam com a participação de estudantes, bem como de profissionais convidados de outros campi, institutos e universidades.   

Sobre o evento

Realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IF Sul de Minas), com apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor), o Congresso começou no dia 20 e segue até esta quinta-feira, 22 de setembro, com palestras, minicursos, painéis temáticos, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos.