Alunos garantem medalhas para o campus na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A)
Cinco equipes, formadas por estudantes do Campus Jacobina, sob orientação da professora de história Carla Côrte, receberam medalhas na 2ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), modalidades escola pública e grupo. Das 30 medalhas conquistadas pelo estado da Bahia nessas categorias, cinco (5) são do nosso campus, sendo um ouro (1), duas (2) pratas e dois (2) bronzes.
47 trios baianos foram premiados nesta edição, somando todas as modalidades, incluindo escolas privadas e categoria individual. Diferente da competição tradicional, a ONHB-A é composta por quatro fases online, com duração de seis dias cada uma. Ela também é mais enxuta, com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa nas três primeiras fases. Na última etapa, os participantes realizaram outra tarefa com ênfase no tema Patrimônio cultural, de todos e de cada um.
Entre os assuntos escolhidos pelas nossas equipes para compor as tarefas, estiveram as tradicionais Marujada e Micareta, ao lado da figura histórica do vaqueiro, e dos sítios ecológicos/paisagísticos Quilombo dos Coqueiros e Poço Verde, bem como das construções seculares Igrejas Matriz de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição.
Confira os detalhes sobre os medalhistas abaixo:
Medalha de Ouro: Letícia França, Ana Beatriz Cangussu e Ciro Rodrigues (Equipe ABAFA);
Medalhas de Prata: Vitor Freire, Samuel Kleber e Guilherme Valois (Equipe Os Três Heróis Brasileiros); Marta Melo, Florência Ramos e Alana Virgínia de Almeida (Grupo Fulô de Mandacaru);
Medalhas de Bronze: Helberty Santos Rosa, Maurílio Miranda e Wagner Oliveira (Equipe Luís Gama); Glycia Lima, Raquel Oliveira e Naiara da Cruz (Grupo Bruxas da Noite).
Neste ano a olimpíada trouxe como diferencial a concessão de bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq/MCTI a estudantes de escolas públicas que alcançaram os melhores desempenhos na prova. Nossas três equipes dessa modalidade foram contempladas com o benefício, que terá duração de até um (1) ano no valor de $100.
Saiba Mais
O trio “Maria Felipa” representou o Campus Jacobina na grande final da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorreu entre os dias 20 e 21 de agosto deste ano. Todos os seus integrantes são alunos do 3º ano do curso técnico integrado em eletromecânica: Larissa Mariano, que já foi medalhista de prata da Omif; Maria Clara Montenegro, e Rodrigo Rios.
Na edição 2019, cerca de 20 estudantes do nosso campus desenvolveram, na 5ª fase, conteúdos sobre personalidades locais para compor o dicionário biográfico Excluídos da História, composto por mais de dois mil verbetes sobre personagens raramente estudados na historiografia tradicional.
"Há sete anos o Campus Jacobina garante vaga na fase final da ONHB. Este é um evento que já faz parte da cultura escolar do nosso campus, pois, a cada edição, mais estudantes se interessam em participar. Em 2017, conquistamos medalha de bronze, como única escola pública do interior baiano”, explica a docente Carla Côrte, que tem acompanhado os alunos nos estudos das temáticas propostas pela olimpíada através de encontros semanais.