Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Professores do IFBA lançam e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista
conteúdo

Professores do IFBA lançam e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista

A publicação é fruto de trabalhos desenvolvidos no Campus Jacobina. Confira os detalhes na matéria
por Verusa Pinho de Sá publicado: 28/05/2021 08h40, última modificação: 28/05/2021 08h53

Caracterização de Resíduos Minerais visando aplicação na indústria cerâmica. Esse é o título do primeiro e-book organizado por professores do Campus Jacobina do IFBA enquanto integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção, que acaba de ser lançado pela Editora Quipá. A publicação reúne uma série de artigos, frutos de pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional, contando com a participação de estudantes, bem como de profissionais convidados de outros campi, institutos e universidades.

Os trabalhos renderam participação dos docentes em eventos nacionais e internacional de referência na área, como o Qualicer, ocorrido na Espanha, em 2020, e o Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC), que aconteceu em Bonito (MS), em 2019. Também resultaram em parceria com empreendimentos da região, a exemplo da Cerâmica Canabrava. "Nosso intuito é unir experiências e informações técnicas em prol da sustentabilidade, gerando benefícios para o setor da construção civil e sociedade em geral", destaca o professor Tércio Graciano, um dos organizadores do livro. A massa cerâmica produzida a partir dos rejeitos minerais já deu forma a blocos. Pisos, telhas e revestimento são outros produtos pensados pela equipe para serem fabricados pelas empresas do ramo.

Para a professora Talita Gentil, atual coordenadora de extensão do Campus Jacobina e integrante do time de autores do e-book, o livro representa avanço nas pesquisas institucionais. "É um crescimento científico tanto para os alunos quanto para os docentes, pesquisadores do IFBA e parceiros, que tiveram a oportunidade de participar dos projetos e desenvolver produtos inovadores", comenta.

"Foram anos de atividades de campo e dentro dos laboratórios de mineração e eletromecânica do campus. Diversas foram as dificuldades a serem superadas. Fazer pesquisa e extensão sem os recursos financeiros adequados requer improviso para o término dos trabalhos. Acredito que cada pesquisador no nosso país sabe exatamente o que isso significa. Hoje, no entanto, damos um passo muito maior, estamos comemorando agora o que é real! Com a divulgação desse primeiro livro, compartilharemos informações e produtos, auxiliando outros pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas. Isso significa Fazer Ciência!", acrescenta a docente. 

Primeiro de uma série de três livros que serão publicados neste ano, o e-book representa, nas palavras do professor Tércio, "um sonho e mais uma conquista do grupo de pesquisa". “Em 2021 estamos comemorando seis anos de criação do grupo. Planejamos, para o mês de agosto, um evento de comemoração. Nada mais importante do que o lançamento de livros, que caracterizam o empenho, a dedicação e capacidade técnica dos envolvidos”, pontua.

O livro digital está disponível no link quipaeditora.com.br/residuos-minerais  

Também se encontra no repositório EduCapes: educapes.capes.gov.br/handle/capes/599471  

Sobre os Organizadores:

Talita Gentil: Geóloga e doutoranda em Geologia;

Tércio Graciano: Engenheiro Mecânico e doutor em Engenharia de Materiais;

Jonei Marques: Engenheiro de Minas e doutorando em Engenharia Industrial; prof. do Campus Jacobina;

Beliato Campos: Físico licenciado e doutor em Física; prof. do Campus Jacobina;

Raimison de Assis: Engenheiro de Produção e Segurança do Trabalho; doutor em Ciência e Engenharia de Materiais; prof. do Campus Santo Amaro.