Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Professores do IFBA lançam 2º e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista

Desta vez ganha destaque a produção em artes plásticas
por Verusa Pinho de Sá publicado: 21/06/2021 10h13, última modificação: 21/06/2021 13h00

Arte e Tecnologia na Construção do Conhecimento Científico. Esse é o título do segundo e-book organizado por professores do IFBA enquanto integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção, que acaba de ser lançado pela Editora Quipá. A publicação reúne uma série de artigos, frutos de pesquisas desenvolvidas em âmbito institucional, contando com a participação de estudantes, bem como de profissionais convidados de outros campi, institutos e universidades.

Os trabalhos renderam participação dos docentes em eventos nacionais e internacional de referência na área, como o Qualicer, ocorrido na Espanha, em 2020, e o Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC), que aconteceu em Bonito (MS), no ano de 2019. Também resultaram em parceria com empreendimentos da região, a exemplo da Cerâmica Canabrava.

"Nosso intuito é unir experiências e informações técnicas em prol da sustentabilidade, gerando benefícios para o setor da construção civil e sociedade em geral. Assim como toda via de mão dupla, a arte e a tecnologia são essenciais para o saber fazer, de forma criativa e inovadora. É preciso grande dose de criatividade para fazer descobertas científicas e a arte é uma expressão do conhecimento científico!", destaca o professor do Campus Jacobina e doutor em engenharia de materiais Tércio Graciano, um dos organizadores do livro.

Desta vez, a massa cerâmica produzida a partir de resíduos minerais foi matéria-prima para as artes plásticas, dando forma a máscaras teatrais, mandalas, vasos e flores decorativos, e até bijuterias. 2º de uma série de três livros que serão publicados neste ano, o e-book representa, nas palavras do professor Tércio, "um sonho e mais uma conquista do grupo de pesquisa".

"Em 2021 estamos comemorando seis anos de criação do grupo. Planejamos, para o mês de agosto, um evento de comemoração. Nada mais importante do que o lançamento de livros, que caracterizam o empenho, a dedicação e capacidade técnica dos envolvidos”, pontua.

O livro digital está disponível no link quipaeditora.com.br/arte-tecnologia

Saiba Mais

A fabricação de tintas naturais, também conhecidas como “tintas da terra”, através de pigmentos encontrados nas argilas da região, são outros destaques dos artigos. Agregação de valor, devido à estética, e aproveitamento de resíduos são os principais benefícios dos estudos, ao lado da função terapêutica.

Algumas peças confeccionadas, ao lado de pigmentos em pó e de ferramentas conhecidas como estacas, utilizadas na modelagem. Fotos: Tércio Graciano e Verusa Pinho

Professores do IFBA lançam e-book sobre resíduos minerais e sua aplicação na indústria ceramista