Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > OBMEP 2021: Confira as orientações para a 1ª fase da olimpíada
conteúdo

OBMEP 2021: Confira as orientações para a 1ª fase da olimpíada

A prova objetiva ocorrerá de forma virtual nesta terça-feira, 20, das 14h às 17h
por Verusa Pinho de Sá publicado: 13/07/2021 16h23, última modificação: 19/07/2021 09h02

Nesta terça-feira, 20, das 14h às 17h, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Jacobina participam da 1ª fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - 16ª edição.

"Desde 2013 o campus tem participado e acumulado grandes conquistas. Pela quantidade de discentes inscritos neste ano, podemos classificar até 31 alunos para disputar a 2ª fase da competição. O critério de desempate será a idade (maior)", comenta o professor e diretor geral do campus, Ricardo Mesquita. 

Devido à pandemia, as instituições de ensino têm até o dia 3 de agosto para aplicar as primeiras provas. No  caso do IFBA-Jacobina, os estudantes devem acessar este link (na data e horário descritos) com os mesmos login e senha utilizados no Moodle, informando a chave de acesso OBMEP2021 para entrar na turma criada exclusivamente para essa finalidade.

FICA LIGAD@!

Antes de responder às 20 questões objetivas, os participantes devem preencher seus dados cadastrais. Somente após essa confirmação a prova será liberada para que as repostas sejam registradas. Em hipótese alguma a(o) estudante poderá registrar suas respostas após o prazo limite, 17h. Depois desse horário, poderá ser consultado o gabarito das questões e desempenho individual.

"Ao preencher os dados cadastrais, é extremamente importante que seja informado um número de celular com WhatsApp para que possamos manter contato posteriormente, em caso de aprovação, solicitando dados e passando orientações sobre a próxima fase. Ainda, nessa etapa, deverá ser respondido o seguinte questionamento: 'Se classificada(o), você deseja participar da 2ª fase da OBMEP 2021?" Tal etapa será realizada no dia 6 de novembro, às 14h30, de forma presencial, em instituição de ensino da cidade, a ser divulgada”, explica o docente.

Mais informações pelo número (74) 3621-8739 (WhatsApp) ou através do site e perfil oficial da olimpíada no Instagram: www.obmep.org.br I @obmep_oficial

SAIBA MAIS

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, envolve alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio. Além disso, abarca uma série de iniciativas, a exemplo do Programa de Iniciação Científica e Mestrado, que oferece bolsas aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) para realizar estudos avançados na área simultaneamente com sua graduação.