Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Nota oficial do Campus Jacobina sobre o Prosel 2021

Nota oficial do Campus Jacobina sobre o Prosel 2021

publicado: 08/02/2021 20h30, última modificação: 09/02/2021 12h42

As Direções Geral e de Ensino do Campus Jacobina do IFBA comunicam que o campus não ofertará vagas no Processo Seletivo (Prosel) para o ingresso de estudantes em 2021.

A decisão é resultado de diálogos e consultas realizados com a comunidade escolar e seus representantes, em reuniões virtuais ocorridas em 22 de dezembro de 2020, pelo Conselho de Campus, e no dia 4 de fevereiro deste ano, com a participação de membros da gestão, servidore(a)s, pais, mães, responsáveis e estudantes.

A partir das discussões realizadas e com base em levantamento prévio de carga horária docente realizado pela Direção de Ensino, a comunidade escolar reconheceu que o Campus Jacobina não tem condições de cumprir o calendário acadêmico de 2020 e ainda abrir turmas no ano civil de 2021. Conforme estabelece a Resolução do Consup nº 30, de 23 de dezembro de 2020, no ano de 2021, precisaremos ofertar integralmente os componentes curriculares do ano letivo de 2020, observando o limite de quatro (4) horas diárias de atividades remotas síncronas, a serem ministradas, preferencialmente, em três (3) dias da semana. Dessa forma, utilizaremos todo o ano de 2021 para cumprir o currículo do calendário do ano letivo anterior, mesmo ministrando também atividades assíncronas.

Consequentemente, as(os) discentes selecionadas(os) no Prosel 2020 e as(os) demais estudantes veteranas(os) iniciarão as atividades curriculares do ano letivo de 2020 no ano civil de 2021, com início previsto para 1º de março, na modalidade remota. Em caso de existirem vagas remanescentes para nova(os) ingressantes, utilizaremos o cadastro de reserva e convocaremos as(os) candidatas(os) aprovadas(os) no Prosel 2020. No segundo semestre de 2021, retomaremos normalmente o processo seletivo para novas(os) ingressantes das formas Integrada e Subsequente.

Além de garantir a oferta do ano letivo de 2020, o Campus Jacobina continuará realizando cursos livres, projetos de extensão e de pesquisa, além de eventos acadêmicos virtuais ao longo deste ano.

Assim, reforçamos nossa responsabilidade com a qualidade e o compromisso social da educação pública oferecida pelo IFBA à comunidade do Piemonte da Diamantina. Agradecemos a compreensão, nos colocamos abertos para outros esclarecimentos e desejamos que, em breve, tenhamos condições sanitárias favoráveis para o retorno ao formato presencial. Saúde e paz a todas e todos! Em caso de dúvidas, estamos à disposição.

Ricardo Alcântara Mesquita
Diretor Geral