Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Estudante do campus é aprovada em projeto de inverno de universidade paulista
conteúdo

Estudante do campus é aprovada em projeto de inverno de universidade paulista

Foram selecionados 40 estudantes de todo o Brasil para participar da formação virtual
por Verusa Pinho de Sá publicado: 15/06/2021 19h25, última modificação: 16/06/2021 17h34

Estudante do 3º ano do curso técnico integrado de mineração do Campus Jacobina do IFBA, a jovem Marta Melo vem acumulando conquistas ao longo de sua trajetória acadêmica. No ano passado, foi selecionada em programa de verão na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Agora, Marta foi aprovada no processo seletivo Inverno na Universidade, através do qual terá a oportunidade de participar de 40h de formação virtual ofertadas pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT/Unesp) de São José dos Campos/SP.

A  jovem compõe a seleta turma de 40 estudantes do ensino médio de todo o Brasil escolhidos pela comissão organizadora do projeto, iniciativa da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Unesp. O objetivo é estreitar os laços entre escolas públicas e universidade, incentivando e divulgando a pesquisa, além de identificar novos talentos.

A formação, que acontece de 5 a 9 de julho, inclui atividades síncronas e assíncronas, durante todo o dia, com destaque para desafios e experimentos, abrangendo assuntos como inteligência artificial e biologia molecular. "Escrevi uma redação com o seguinte tema A ciência em nossa vida. Foi bastante desafiador participar do processo seletivo. Acredito que minha aprovação só foi possível graças ao alto nível de estudo proporcionado pelo IFBA. Ser aprovada é imensamente satisfatório! Será um prazer representar o Instituto nesta experiência incrível que é estudar matérias na área de STEM [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês], a qual eu pretendo seguir posteriormente", comenta Marta. 

Saiba Mais 

Natural de Mirangaba-BA, Marta organizou, em 2020, vaquinha virtual para arcar com os custos da estadia internacional (transporte, hospedagem e alimentação) na Universidade de Cambridge.  

Devido à pandemia, o curso de verão foi remarcado para 2022. Então, ainda dá tempo de contribuir! Acesse www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-a-estudante-marta e colabore!  

Leia Mais