Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Estudantes e egressos do campus participam do Congresso Nacional de Educação
conteúdo

Estudantes e egressos do campus participam do Congresso Nacional de Educação

O evento ocorre virtualmente de 2 a 4 de dezembro
por Verusa Pinho publicado: 16/11/2021 11h48, última modificação: 22/11/2021 09h58

Com seis trabalhos aprovados para apresentação nos formatos comunicação oral e pôster, estudantes e egressos do Campus Jacobina do IFBA participam dCongresso Nacional de Educação (Conedu) 2021, evento que, neste ano, ocorre, virtualmente, de 2 a 4 de dezembro, trazendo como tema Escola em tempos de conexões, por meio de minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos.  

Inteligência Artificial em Aplicativos para Smartphones como Ferramenta de Auxílio a Pessoas com Deficiência Visual é o título do estudo de autoria das alunas do 2º ano de eletromecânica Larissa Mariano e Maria Clara Montenegro, sob orientação dos docentes Bruna Iohanna Oliveira (bióloga) e Vitor Otávio Teixeira (engenheiro elétrico).

Relação entre Desigualdade Brasileira e Pandemia de Covid-19 foi o outro trabalho aprovado para apresentação (pôster). O estudo foi feito pelo egresso de eletromecânica Jonathas Wesley Bonfim, sob coordenação dos professores Bruna Iohanna e Joallan Rocha (sociólogo).

Ao lado dessa pesquisa, outras duas integram o rol de pôsteres que representarão o Campus Jacobina no Conedu, ambos de autoria de estudantes do curso técnico subsequente em meio ambiente e sob orientação da docente Bruna Iohanna

Casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Município de Várzea Nova – Bahia, no Contexto da Pandemia de Covid-19

 Autoria: Daniela Lima e Geisa Nascimento 

Casos de Dengue no Município de Jacobina – Bahia, no Contexto da Pandemia de Covid-19

Autoria: Daniela Ferreira 

Saiba Mais

Beatriz Gomes, Mariana Santos e Fernanda Souza são as três egressas que também tiveram artigos aprovados no congressoO trio concluiu o curso integrado em eletromecânica recentemente. Ano passado, as discentes participaram do evento com os resultados preliminares de suas pesquisas no formato resumo expandido. Agora elas compartilharão os resultados finais de suas investigações através de dois artigos completos, coordenados pelo professor e engenheiro elétrico Alexandre Akira Kida: 

Concepção de um Relé de Proteção Digital em Arduino utilizando Plataforma Virtual
- Autoria de Beatriz Gomes
Desenvolvimento de um Medidor de Energia Elétrica utilizando Plataformas Virtuais Colaborativas
- Autoria de Mariana Santos e Fernanda Souza 

“O nosso trabalho de conclusão de curso se baseia em relés de proteção digital e medidores de energia (que deu origem a esses artigos). Mesmo com as adversidades impostas pela Covid-19, conseguimos implementar funções de proteção aos dispositivos e medição a distância através da prototipagem em Arduino e plataformas virtuais. Tais dispositivos aumentam a confiabilidade da medição e, também, proteção, seja para a máquina, componentes ou usuários, podendo ser empregados nos laboratórios do  campus, por exemplo”, explica a jovem Beatriz. 

“O distanciamento social e as medidas de segurança impostos pela atual pandemia ameaçaram o desenvolvimento de projetos práticos na educação profissional técnica. O trabalho desenvolvido pelas alunas relata como foi possível contornar tais circunstâncias e continuar com o desenvolvimento e a documentação de protótipos em Arduino, como o medidor de energia e relé de proteção digital, utilizando ferramentas virtuais colaborativas de organização (Trello), simulação (Tinkercad) e escrita (Office 365 e Google Docs)”, acrescenta o docente.