Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2021 > Estudo desenvolvido por professora e alunos recebe diploma de mérito em evento científico
conteúdo

Estudo desenvolvido por professora e alunos recebe diploma de mérito em evento científico

por Verusa Pinho publicado: 22/10/2021 08h03, última modificação: 29/10/2021 08h52

Reaproveitamento do Resíduo proveniente da Extração de Quartzito para Produção de Blocos Cerâmicos. Com esse título, o artigo desenvolvido pelas recém-formadas do curso técnico em mineração Mayka Araújo, Delaine Oliveira e Yasmin Andrade, em parceria com o egresso de eletromecânica Jander Lopes, sob orientação da professora Talita Gentil, recebeu diploma de mérito em reconhecimento da sua relevância para a área em questão no Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) 2021, ocorrido em formato totalmente online, de 15 a 17 de setembro.

Delaine no laboratório realizando procedimento em amostra

Reaproveitar materiais para otimizar processos, gerando produtos inovadores com foco na sustentabilidade, é uma das metas do estudo.

Para a professora e geóloga Talita Gentil, que, juntamente com outros docentes do campus, vem realizando pesquisas nesse ramo, analisar a viabilidade técnica da adição de resíduos minerais nas propriedades tecnológicas de produtos cerâmicos é essencial para a fabricação de novos materiais de baixo custo e ecologicamente corretos.

Mayka no laboratório realizando procedimento em amostra
Mayka no laboratório realizando procedimento nas amostras

 

 

 

 

 

 

 

Enviado e aprovado para apresentação no Contecc, atividade integrante da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA Connect), o trabalho traz como proposta central a incorporação do resíduo mineral da exploração de quartzito da região de Jaguarari/BA em massa cerâmica constituída por argila, propiciando um corpo cerâmico de qualidade e alternativo para aplicação no tradicional setor da construção civil.  

"A área da mineração é encantadora, todo conhecimento obtido por meio do IFBA agregou muito em minha trajetória profissional e pessoal", comenta a jovem Mayka.

 Leia Mais

Campus Jacobina desenvolve parceria com empresa ceramista para aproveitamento de resíduos minerais

Campus Jacobina aprova 30 trabalhos no maior evento de cerâmica do país

Campus Jacobina representa a Rede Federal na Espanha