2ª usina fotovoltaica é instalada no Campus Jacobina
No mês de julho deste ano, o Campus Jacobina do IFBA recebeu sua 2ª usina fotovoltaica. Foram 138 painéis novos, que somam 73,92 kWp. O campus também aderiu a programa da Coelba que visa à substituição de todas as lâmpadas da instituição por LED.
A primeira usina está situada no telhado da cantina do campus e funciona há mais de dois anos. Composta por 20 módulos, resultou numa redução de, em média, 20% no gasto mensal com energia.
Estima-se que o novo sistema fotovoltaico, instalado no galpão de eletromecânica, gere 9.500 kWh/mês. Esse valor corresponde a 55% do consumo energético mensal do campus antes da pandemia (17 mil kWh/mês), gerando redução de até 25% no valor pago mensalmente.
“Com consumo médio atual de aproximadamente 4.500 kWh/mês, o Campus Jacobina terá, com este sistema, capacidade de fornecer mais que o dobro do consumo energético mensal”, explica o professor Alexandre Kida, mestre em engenharia elétrica e integrante da Comissão Local de Sustentabilidade Ambiental.
Fique por Dentro
Desde 2015 o IFBA vem realizando uma série de estratégias sustentáveis desenvolvidas sobretudo através da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do Campus Salvador, responsável pela articulação das propostas que culminou na primeira colocação do Instituto entre 41 inscritos (IFs e universidades) de todo o Brasil no Desafio da Sustentabilidade, programa de inovação do Ministério da Educação (MEC) em prol da eficiência do gasto público com água e energia.
A 2ª usina fotovoltaica do Campus Jacobina estará em plena operação no mês de novembro e é fruto de novo contrato firmado pela Reitoria, que beneficiará 10 campi, entre eles Jacobina. A geração total esperada é de 1,78 GWh/ano, com economia aproximada de R$ 612 mil por ano a preços pré-pandemia, o que equivale a 11% dos custos do Instituto com energia elétrica em 2019.
Leia Mais