Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Visitas técnicas levam estudantes de Jacobina a outras cidades do estado

Visitas técnicas levam estudantes de Jacobina a outras cidades do estado

por Verusa Pinho publicado: 28/01/2020 08h55, última modificação: 27/02/2020 10h54

Em fevereiro, estudantes do Campus Jacobina do IFBA visitaram lugares estratégicos para a sua formação técnico-humanística. A iniciativa envolveu docentes de áreas distintas, bem como alunos dos cursos técnicos de informática, eletromecânica e mineração, além da licenciatura em computação.

No dia 5/2, foram visitados o Parque Tecnológico da Bahia, organização pública com foco no desenvolvimento de produtos e processos de impactos regionais positivos e relevantes no nicho da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), e o HUB Salvador, primeiro coworking portuário do mundo, que funciona como centro de economia criativa e inovação.

Na ocasião, os discentes de informática do nível médio e superior tiveram a oportunidade de conhecer laboratórios, pesquisas e modelos de organização. A atividade foi realizada em conjunto com as disciplinas Organização, Normas e Qualidade; Gestão de Organizações e Empreendedorismo; Banco de Dados e Gerência de Projetos, sob coordenação das professoras Josiane Borges e Rebeca Barros.

No dia 11/2, estudantes de mineração estiveram no Museu de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acompanhados pelos docentes Josiane Borges, Marcílio Dias e Frederico Fava, estes últimos responsáveis, respectivamente, pelas matérias de Operações de Lavras de Minas, Prospecção e Pesquisa.

Durante a visita, os alunos tiveram acesso, por meio de aulas de campo, painéis explicativos e manuseio de equipamentos, a processos de extração e tratamento de bens minerais; caracterização de minérios sob os aspectos físicos e físico-químicos, mineralógicos e granulométricos; ao reconhecimento dos tipos de rocha e suas feições; análise de mapas geológicos e topográficos; visão sistêmica do ambiente físico-químico-biológico sob a ótica do desenvolvimento sustentável; verificação dos padrões de qualidade e segurança aplicados em ambientes de manutenção e manuseio desses bens. “Além disso, estiveram em contato com um ambiente de pesquisa e desenvolvimento sob acompanhamento de equipe técnica multidisciplinar, formada por pesquisadores das áreas de Mineralogia e Petrologia, Paleontologia, Geologia Econômica, Geografia e Oceanografia”, explica Josiane.

Já no dia 18/2, alunos do 4º ano de eletromecânica foram para Alagoinhas visitar a indústria Heineken Brasil. O objetivo eraconhecer de perto métodos e técnicas de qualidade aplicadas no ambiente industrial, relacionando a importância das principais funções da administração com as suas características processuais.

Interpretar os circuitos pneumáticos, eletropneumáticos, hidráulicos e eletro-hidráulicos, conhecendo os equipamentos elétricos utilizados em ambientes industriais, além do saber básico-técnico sobre sustentabilidade também fizeram parte da programação da visita, fruto de ação interdisciplinar dos docentes Josiane Borges, Adeid Rodrigues e Washington Pereira, no âmbito das disciplinas Organização, Normas e Qualidade; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Hidráulica e Pneumática.