Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > "Tecnologias sociais, juventude e mundo do trabalho" é tema de artigo desenvolvido por professor e estudantes do campus
conteúdo

"Tecnologias sociais, juventude e mundo do trabalho" é tema de artigo desenvolvido por professor e estudantes do campus

O trabalho foi aprovado em evento científico nacional da área de sociologia
por Verusa Pinho publicado: 02/09/2020 12h33, última modificação: 02/09/2020 14h59

A formação do jovem para o mundo (do trabalho): a tecnologia social como ferramenta conceitual e prática na formação para a cidadania na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Esse é o título do artigo de autoria do sociólogo e professor do Campus Jacobina do IFBA Jonatã França Bittencourt, em parceria com os estudantes do 4º ano do curso técnico integrado de informática Keila Laiane Silva e Lucivaldo Santos.

O estudo integra a dissertação de mestrado do docente, sob orientação da professora doutora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Luzania Rodrigues, sobre os usos, lugares, sentidos e potenciais das Ciências Sociais na Educação Profissional, Científica, Técnica e Tecnológica (EPCT). 

Aprovado no XI Seminário Nacional de Sociologia e Política, o trabalho em questão foi constituído ao longo do ano letivo 2019 do IFBA no âmbito da disciplina computador e sociedade, focando no desenvolvimento de projetos sociotécnicos para o benefício de comunidades do Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe, através do levantamento de necessidades e, consequentemente, da promoção dos arranjos produtivos locais. 

“A partir do exercício proposto, com a formação de grupos de trabalho, os coautores [discentes] convidados apresentaram suas intenções de pesquisa para um prospectivo TCC sobre o tema, desenvolvendo reflexão acerca da importância dos usos e sentidos das tecnologias do ponto de vista social, ou seja, para além da visão linear - científica, tecnológica e de inovação para atender à demanda de mercado. O exercício contribuiu para a formação dos estudantes, corroborando com a perspectiva de formação como agentes multiplicadores, capazes de construir suas histórias e, concomitantemente, contribuir com a coletividade, envolvendo-os, também, nas reflexões sobre a importância da ‘agência cidadã’ e do ‘ativismo no campo tecnológico’ para o processo de democratização e transformação das vidas das pessoas, por meio da conscientização, organização, inclusão, mobilização e emancipação, com possíveis benefícios culturais, ambientais e econômicos”, explica o docente. 

A equipe almeja institucionalizar os enfoques sociotécnicos através de grupos de estudo e pesquisa, assim como projetos de extensão, a fim de concretizar as ações propostas nas comunidades. 

Saiba mais

Seminário Nacional Sociologia & Política é um evento acadêmico anual que tem o intuito de promover reflexões e debates a respeito das características, contradições e desafios da vida em sociedade a partir da perspectiva das Ciências Sociais. Atualmente o seminário é realizado pela Associação Nacional Sociologia & Política em parceria com estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Esta edição terá como tema “Intermitências da Democracia e Desigualdades Sociais” e reunirá estudantes, professores e pesquisadores da área em torno de mesas de discussão, conferências, minicursos e grupos de trabalho. 

Fotos: Arquivo Pessoal