Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Publicado relatório da pesquisa institucional discente sobre aprendizagem online em tempos de pandemia
conteúdo

Publicado relatório da pesquisa institucional discente sobre aprendizagem online em tempos de pandemia

Confira os destaques!
por Verusa Pinho publicado: 30/07/2020 09h10, última modificação: 06/08/2020 17h16

"Este documento apresenta o resultado da pesquisa submetida aos estudantes do Campus Jacobina do IFBA, realizada entre os dias 8 e 16 de julho, através da plataforma Google Forms. Sua execução foi motivada a partir da análise da pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) durante os meses de maio e junho deste ano, a qual atingiu cerca de 30% dos estudantes do nosso campus - número baixo para se chegar a um diagnóstico mais próximo da realidade da maioria dos alunos quanto ao acesso aos recursos tecnológicos digitais para uma possível realização de atividades remotas. Seguindo as orientações repassadas durante a reunião do Colégio de Dirigentes do dia 3 de julho, bem como aquelas contidas no processo SEI 23278.005324/2020-31, a Direção Geral do Campus Jacobina, Equipe Pedagógica, Diretoria de Ensino, Coordenações de Curso e membros do Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19, reuniram-se nos dias 6 e 8 de julho para analisar o questionário proposto pela Proen, fazer os ajustes necessários, além de traçar estratégias de divulgação para atingir a maior quantidade possível de estudantes do campus. A fim de viabilizar um possível cruzamento de dados pela Reitoria entre os diversos campi, decidiu-se por manter as questões então propostas pela Proen, com acréscimo de outras, complementares", esclarece a introdução do documento.

Do total de estudantes do campus (1.026 com matrícula ativa), 717 participaram da pesquisa, sendo 75,6% da zona urbana e 24,3% da rural. Devido à duplicação de respostas e outros, 707 registros foram considerados válidos para análise das questões.

Destaques

De acordo com o relatório, durante esta fase de distanciamento social, a maioria dos estudantes (63,5%) declarou que necessita de assistência pedagógica, como cursos online, palestras e orientações para exames. Quase 53% acreditam que é adequado dar continuidade, ainda que parcialmente, às atividades de ensino online através de plataformas virtuais (videoaulas, exercícios e testes, e-books e outros materiais, bem como fóruns de discussão em ambientes virtuais de aprendizagem). A maior parte dos discentes (62%) também afirmou que o ambiente em que reside tem as condições adequadas para participação/concentração em atividades online, sobretudo por meio do próprio celular (90,5%) ou notebook (49%), com conexão de rede disponível para acesso à internet (63,6%) e condições de manter regularmente o pagamento de acesso à web com qualidade suficiente para os estudos virtuais (75,1%).

Questionados sobre as principais dificuldades para participar de atividades a distância, a necessidade de apoio interativo de docentes para esclarecer dúvidas foi citada em mais de 50% das respostas dos alunos. Pouco mais de 40% dos participantes se sentem seguros para realizar avaliações online, ao lado de quase 40% que não se sentem preparados.

Relatório da Pesquisa Institucional submetida aos estudantes do Campus Jacobina

Próximos Passos

O IFBA se organiza para retomar o calendário letivo de 2020 nos seus 22 campi através do Ensino Remoto Emergencial (ERE), cuja implementação está prevista no Plano de Contingência Institucional Frente à Pandemia do Sars-Cov-2 (Coronavírus), que reúne ações de gestão para apoio tecnológico e capacitação de estudantes e servidores, com base na qualidade dos serviços ofertados pelo Instituto.

O documento, cuja versão preliminar tem 157 páginas, está sendo discutido pela comunidade por meio de audiências públicas virtuais (a de Jacobina está prevista para 4 de agosto, às 9h) e será apresentado no próximo dia 11 de agosto ao Conselho Superior (Consup), instância à qual cabe a decisão pela aprovação da versão final do Plano de Contingência.

registrado em: