Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Alunos do IFBA participam da produção de dicionário biográfico sobre personagens da historiografia brasileira
conteúdo

Alunos do IFBA participam da produção de dicionário biográfico sobre personagens da historiografia brasileira

por Verusa Pinho publicado: 18/08/2020 19h14, última modificação: 02/09/2020 15h20

Cerca de 20 estudantes do Campus Jacobina do IFBA fazem parte do grupo de alunos de todo o Brasil responsável pela criação do dicionário biográfico Excluídos da História, composto por mais de dois mil verbetes sobre personagens raramente estudados na historiografia tradicional.

O material integra as atividades da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), iniciativa que vem sendo desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), e envolve estudantes e professores dos últimos anos do ensino fundamental, bem como do ensino médio.

Com seis fases online, abarcando questões e tarefas diversas, e uma presencial, a edição 2019 desafiou os jovens que chegaram à 5ª fase a produzirem, a partir de um template padrão, quatro páginas de um livro didático imaginário acerca de personagem excluído ou invisibilizado das narrativas históricas. Segundo a comissão organizadora da olimpíada, “os resultados foram tão interessantes que se decidiu permitir o amplo e livre acesso aos conteúdos”.

“Nossas Estrelas”

“Há seis anos o Campus Jacobina garante vaga na fase final da ONHB. Este é um evento que já faz parte da cultura escolar do nosso campus, pois, a cada ano, mais estudantes se interessam em participar. Na edição 2019, por exemplo, foram mais de 60 jovens envolvidos, o que corresponde a 20 equipes ou trios. Em 2017, o campus conquistou medalha de bronze, como única escola pública do interior baiano”, explica a professora de história Carla Côrte, que tem acompanhado os alunos nos estudos das temáticas propostas pelo evento.

O dicionário biográfico reúne 2.251 verbetes sobre personalidades, em geral, desconhecidas do grande público, porém igualmente importantes como sujeitos da história brasileira, como é o caso do primeiro coronel negro da Bahia, Francisco Dias Coelho, de Morro do Chapéu. Ao lado dele, cinco personagens da região de Jacobina compõem as páginas elaboradas pelos estudantes do IFBA: Padre José, representando a teologia da libertação e luta pela terra; Maria Pitu: “a mulher negra, desbocada e do bar”, que desafiava, constantemente, o machismo estrutural; Mestre Davi, como militante político de esquerda em tempos de ditadura militar; Gerson da Serrinha: o homossexual que superou preconceitos com alegria e cultura; e Padre Alfredo Haasler, missionário austríaco que se estabeleceu na região, tornando-se ícone para os mais necessitados.

Para a egressa de informática Bruna Almeida, que compôs o trio responsável pelo verbete sobre Maria Pitu, "apesar de exaustivo, o processo de construção foi bastante rico”. "Demandou muita pesquisa, conversas e andanças pela cidade em busca de informações, e cautela para o uso responsável dos dados colhidos. Existem pouquíssimos registros escritos sobre a personalidade escolhida, então as nossas principais fontes foram as pessoas, em sua maioria mais velhas, que conheceram Maria Pitu e conviveram com ela no dia a dia. Através de entrevistas presenciais, feitas principalmente com senhores e senhoras que trabalham no Mercado Velho de Jacobina (lugar muito frequentado pela personagem), os entrevistados nos disseram as suas experiências com ela, o que sabiam através do que viram ou ouviram na época. Nós queríamos mostrar quem foi essa mulher negra que viveu grande parte de sua vida durante o período da ditadura militar no Brasil e que, ainda assim, quebrou inúmeros padrões de gênero. Conhecida na cidade como 'louca e embriagada', ela foi esquecida, banalizada e invisibilizada, porém nosso objetivo foi apresentar sua importância histórica através de uma outra perspectiva", destaca a jovem.

Diante da atual pandemia, a 12ª edição da ONHB foi reformulada e será totalmente online, incluindo a fase final. As inscrições foram prorrogadas e seguem até o dia 7 de setembro.

Mais informações em olimpiadadehistoria.com.br/especiais/excluidos-da-historia/verbetes