Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Comitê Local de Prevenção e Combate à Covid-19 divulga 2º Boletim Informativo
conteúdo

Comitê Local de Prevenção e Combate à Covid-19 divulga 2º Boletim Informativo

publicado: 19/06/2020 16h11, última modificação: 01/07/2020 12h56

BOLETIM INFORMATIVO 02/2020

 

SEGUIMOS EM DISTANCIAMENTO SOCIAL

O Comitê Local de Prevenção e Combate a COVID-19 do Campus Jacobina continua acompanhando a situação da pandemia do novo coronavírus no Brasil, no estado da Bahia, em Jacobina e nos municípios vizinhos. Também estamos atentos aos decretos, portarias e demais documentos que são diariamente emitidos pelas Instituições de Ensino, pelo Ministério da Educação e demais órgãos competentes, contendo medidas de enfrentamento à situação de pandemia.

No dia 18 de junho de 2020, completamos 90 dias de suspensão das atividades presenciais no campus, e nesse meio tempo, docentes e técnicos administrativos seguem desenvolvendo suas atividades remotamente, devidamente registradas no SUAP, semanalmente, conforme orientações dadas pela Pró Reitoria de Ensino do IFBA.

Lembramos que, de acordo com a Resolução CONSUP nº 07 de 22 de março de 2020, os cursos online e outros materiais para estudos sugeridos pelas/os docentes aos discentes não serão computados para carga horária anual ou semestral dos cursos, nem poderão ser contabilizados como avaliação, no entanto, todos são bem vindos para mantermos o contato com os nossos estudantes.

Os colaboradores terceirizados da vigilância continuam desenvolvendo suas atividades integralmente e aqueles que atuam na limpeza seguem trabalhando em forma de rodízio, que foi viabilizado para que cada colaborador compareça uma única vez por semana ao campus, tomando os devidos cuidados. 

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Por meio do edital nº 1/2020, referente ao processo seletivo simplificado para concessão de auxílio emergencial relacionado aos impactos causados pela atual pandemia, selecionamos 212 estudantes que receberam o pagamento da 1ª parcela do auxílio, no valor de R$ 200,00, na segunda quinzena de maio. No dia 19 de junho de 2020, enviamos para as agências bancárias os valores referentes à 2ª parcela, que será paga no mês de julho. Ao retornarmos das férias docentes, faremos reunião com a Comissão da Política de Assistência e Apoio Estudantil – CPAAE e com a Assistente Social do campus para avaliar a possibilidade de estender o pagamento do auxílio, conforme previsto no edital. 

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi realizada uma consulta para as/os alunas/os do cursos integrados e subsequentes, que tivessem interesse em receber kits de alimentos, ação respaldada pela Lei nº 13.987/2020 e pela Resolução MEC/FNDE nº 02/2020, além da Instrução Normativa IFBA nº 02/2020.

Do universo de estudantes do IFBA, 122 estudantes manifestaram interesse em receber os kits mediante formulário, além de alguns estudantes que entraram em contato posteriormente. Todas/os as/os estudantes serão contempladas/os com 3 kits, referentes aos meses de junho, julho e agosto.

Até  o presente momento, foram entregues 200 kits de alimentação aos nossos estudantes, sendo que uma parte foi entregue no próprio campus e outros foram entregues nas localidades e municípios onde residem, como Lages do Batata, Curral Velho, Brejo Grande, Paraíso, Itaitú, Junco, Mirangaba, Miguel Calmon, dentre outros. Para as/os alunas/os que não são da sede de Jacobina optamos por realizar a entrega dos 3 kits previstos. Na próxima semana receberemos outros 200 kits, que serão entregues no IFBA para os demais estudantes. 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Seguindo recomendação do CONSEPE e deliberação em reunião do Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (COVID-19) quanto à recomposição do Comitê Central, a reitoria solicitou a indicação de representantes dos comitês locais dos campi, tendo sido indicadas a nutricionista Fabiana Chagas Oliveira de França (titular) e a Enfermeira Ariane Queiroz de Sousa (suplente). Na última reunião do Comitê Central, já com a participação dos membros indicados pelos campi, foi discutida e disponibilizada uma proposta de plano de contingência do IFBA frente à pandemia da doença pelo SARS-COV-2 (COVID-19), para que os comitês locais incluíssem suas contribuições. Nosso Comitê local realizou reunião no dia 10 de junho de 2020, quando listamos sugestões para o documento, que serão apresentadas nas próximas reuniões.

Vale ressaltar que o referido documento está sendo criado por vários grupos de trabalho, com representação de todos os campi e das categorias docentes, discentes, técnico-administrativos e pais de alunos, pensando no nosso retorno mesmo sem uma data prevista.

A Pró-Reitoria de Ensino e o Fórum de Diretores de Ensino estão elaborando diretrizes a respeito da reorganização do Calendário Acadêmico para quando acontecer o retorno das atividades presenciais, destacando a flexibilização do quantitativo de dias letivos e a implementação de percentual para atividades não presenciais para cômputo de carga horária.

A previsão do retorno é incerta, no entanto, iniciaremos os estudos junto à  Comunidade Acadêmica, Comitês Central e Local de Crise e a Pró Reitoria de Ensino,  buscando viabilizar a melhor condução de retorno dentro da realidade do Campus, e claro, atendendo todos os protocolos de saúde e  regulamentações dos Conselho Nacional de Educação.

Diante do exposto, ressalta-se que, enquanto não houver outra deliberação do Conselho Superior, o que prevalece entre nós, servidoras/es e estudantes, é a Resolução CONSUP/IFBA nº 7/2020, e, enquanto vigorar essa Resolução, seguem suspensas, portanto, quaisquer atividades de ensino para fins de cômputo de carga horária, e todas as práticas educacionais e de interação realizadas entre docentes e estudantes são para fins de manutenção de vínculo e rotina de estudo, problematização das questões sociais e orientações educacionais diversas. Como recomenda a Resolução CONSUP/IFBA nº 7/2020, essas atividades são bem vindas e devem ser incentivadas e apoiadas por departamentos, coordenações e diretorias, mas nunca atentando contra o seu caráter voluntário.

FÉRIAS DOCENTES

Durante o período de férias docentes, que estão previstas de 22 de junho a 06 de julho de 2020, para aqueles com direito a férias, não haverá atividade remota para serem registradas no SUAP. As/Os demais servidoras/es devem continuar com os registros, inclusive nos dias 24/06 e 02/07, feriados do São João e Independência da Bahia que foram antecipados para os dias 25 e 26 de maio, pela portaria nº 42 de 23 de maio de 2020.