Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Novo diretor geral eleito pela comunidade do Campus Jacobina participa de posse simbólica na Reitoria

por Verusa Pinho publicado: 13/01/2020 10h12, última modificação: 20/01/2020 08h05

Ricardo Alcântara Mesquita é o novo diretor geral eleito pela comunidade do Campus Jacobina do IFBA para o próximo quadriênio (2020-2023). Nomeado através da Portaria nº 24, publicada em 3/1 no Diário Oficial da União (DOU), Ricardo participou da cerimônia de posse na Reitoria do Instituto na última sexta-feira, 10. Na ocasião, também foram empossados, simbolicamente, os outros 15 diretores eleitos nos campi, os pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão, além da reitora, Luzia Mota.

Frente ao desafio de atuar na Direção Geral do campus, Ricardo destaca a necessidade de proporcionar, para a comunidade interna, uma gestão democrática. “Nosso intuito é que discentes, docentes e técnicos administrativos possam participar efetivamente das principais decisões institucionais, além de levar a comunidade de toda a região para dentro do campus, a fim de que possamos contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento das pessoas que aqui vivem”, pontua.

Ricardo já planeja viabilizar a formação paritária do Conselho de Campus para definição do regimento orientador deste órgão, que, nas suas palavras, “é tão importante”, garantindo, também, a participação de todas as categorias na construção do Regimento Interno do campus. “Pretendemos, ainda, estimular e buscar mais ofertas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão”, acrescenta o novo diretor.

“Agradeço aos que estiveram ao meu lado na construção de um plano de trabalho coletivo para a nova gestão; aos que depositaram a confiança no trabalho prestado ao longo de quase oito anos no IFBA - Jacobina; ao professor Beliato, por permitir uma transição amigável e participativa e por estar sempre disponível para ajudar nas questões do campus, e a todos que torceram e reivindicaram para que este dia chegasse, com o desfecho da eleição de 13 de dezembro de 2018 e com a posse da reitora, Luzia, e dos/as diretores/as eleitos/as. Espero contar com cada um de vocês para trabalharmos por uma gestão participativa, transparente e para todos/as, em busca da consolidação e do crescimento do Campus Jacobina”, comenta Ricardo.

Perfil

Natural de Jacobina, Ricardo é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), com vínculo de dedicação exclusiva (DE).  Mestre em matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), está no Campus Jacobina desde 2012. Ao lado da docência, ocupou o cargo de coordenador do ensino médio (2012 a 2018).

Colaborou com a estruturação das primeiras atividades do campus, ministrando aulas e preparando recursos didático-pedagógicos para os cursos oferecidos nas formas de ensino integrada e subsequente. Atuou, também, na escolha de materiais para os laboratórios, setores administrativos e acervo da Biblioteca.

Coordenador local do Processo Seletivo 2019, experiência que vinha acumulando através de colaboração nos anos anteriores, é proponente de projeto de monitoria no âmbito do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (Paae) desde 2013, bem como de pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de aplicativos matemáticos educativos. Foi facilitador de formações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrando aulas de matemática em diversos cursos oferecidos à comunidade entre os anos de 2012 e 2014.

Participou de processos seletivos para escolha de professores substitutos, além de ser membro de diversas comissões de trabalho, entre elas a do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e da Assistência Estudantil, bem como comissões para organização de eventos institucionais, como a Semana de Ciência e Tecnologia e da Consciência Negra.

Desde 2015, comemora, juntamente com seus alunos, a conquista de medalhas de prata e bronze, em nível nacional, bem como de menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), evento do qual é o responsável local. Em 2018 e 2019, desenvolveu atividade extraclasse no programa de acolhimentos dos novos alunos, com a oferta de curso de Matemática Básica antes do início regular das aulas, a fim de minimizar as dificuldades em conteúdos da disciplina por parte dos ingressantes do ensino integrado.

Ricardo ainda leciona no ensino superior e já foi membro tanto do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Computação quanto do Colegiado do Curso, contribuindo com a elaboração do seu Plano Pedagógico.

Fotos: IFBA NPD e Decom/Jacobina

Novos gestores são empossados