Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Novo diretor geral eleito pela comunidade do Campus Jacobina participa de posse simbólica na Reitoria
conteúdo

Novo diretor geral eleito pela comunidade do Campus Jacobina participa de posse simbólica na Reitoria

por Verusa Pinho publicado: 13/01/2020 10h12, última modificação: 20/01/2020 08h05

Ricardo Alcântara Mesquita é o novo diretor geral eleito pela comunidade do Campus Jacobina do IFBA para o próximo quadriênio (2020-2023). Nomeado através da Portaria nº 24, publicada em 3/1 no Diário Oficial da União (DOU), Ricardo participou da cerimônia de posse na Reitoria do Instituto na última sexta-feira, 10. Na ocasião, também foram empossados, simbolicamente, os outros 15 diretores eleitos nos campi, os pró-reitores de ensino, pesquisa e extensão, além da reitora, Luzia Mota. 

Frente ao desafio de atuar na Direção Geral do campus, Ricardo destaca a necessidade de proporcionar, para a comunidade interna, uma gestão democrática. “Nosso intuito é que discentes, docentes e técnicos administrativos possam participar efetivamente das principais decisões institucionais, além de levar a comunidade de toda a região para dentro do campus, a fim de que possamos contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento das pessoas que aqui vivem”, pontua. 

Ricardo já planeja viabilizar a formação paritária do Conselho de Campus para definição do regimento orientador deste órgão, que, nas suas palavras, “é tão importante”, garantindo, também, a participação de todas as categorias na construção do Regimento Interno do campus. “Pretendemos, ainda, estimular e buscar mais ofertas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão”, acrescenta o novo diretor.

“Agradeço aos que estiveram ao meu lado na construção de um plano de trabalho coletivo para a nova gestão; aos que depositaram a confiança no trabalho prestado ao longo de quase oito anos no IFBA - Jacobina; ao professor Beliato, por permitir uma transição amigável e participativa e por estar sempre disponível para ajudar nas questões do campus, e a todos que torceram e reivindicaram para que este dia chegasse, com o desfecho da eleição de 13 de dezembro de 2018 e com a posse da reitora, Luzia, e dos/as diretores/as eleitos/as. Espero contar com cada um de vocês para trabalharmos por uma gestão participativa, transparente e para todos/as, em busca da consolidação e do crescimento do Campus Jacobina”, comenta Ricardo.

Perfil

Natural de Jacobina, Ricardo é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), com vínculo de dedicação exclusiva (DE).  Mestre em matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), está no Campus Jacobina desde 2012. Ao lado da docência, ocupou o cargo de coordenador do ensino médio (2012 a 2018).

Colaborou com a estruturação das primeiras atividades do campus, ministrando aulas e preparando recursos didático-pedagógicos para os cursos oferecidos nas formas de ensino integrada e subsequente. Atuou, também, na escolha de materiais para os laboratórios, setores administrativos e acervo da Biblioteca.

Coordenador local do Processo Seletivo 2019, experiência que vinha acumulando através de colaboração nos anos anteriores, é proponente de projeto de monitoria no âmbito do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (Paae) desde 2013, bem como de pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de aplicativos matemáticos educativos. Foi facilitador de formações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrando aulas de matemática em diversos cursos oferecidos à comunidade entre os anos de 2012 e 2014.

Participou de processos seletivos para escolha de professores substitutos, além de ser membro de diversas comissões de trabalho, entre elas a do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e da Assistência Estudantil, bem como comissões para organização de eventos institucionais, como a Semana de Ciência e Tecnologia e da Consciência Negra.

Desde 2015, comemora, juntamente com seus alunos, a conquista de medalhas de prata e bronze, em nível nacional, bem como de menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), evento do qual é o responsável local. Em 2018 e 2019, desenvolveu atividade extraclasse no programa de acolhimentos dos novos alunos, com a oferta de curso de Matemática Básica antes do início regular das aulas, a fim de minimizar as dificuldades em conteúdos da disciplina por parte dos ingressantes do ensino integrado.

Ricardo ainda leciona no ensino superior e já foi membro tanto do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Computação quanto do Colegiado do Curso, contribuindo com a elaboração do seu Plano Pedagógico.

Fotos: IFBA NPD e Decom/Jacobina

Leia Mais

Novos gestores são empossados

registrado em: