Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > I Setembro Surdo Intercampi do IFBA ocorre no próximo dia 30

I Setembro Surdo Intercampi do IFBA ocorre no próximo dia 30

Inscrições abertas até o dia do evento. Confira a programação completa e participe!
publicado: 21/09/2020 07h56, última modificação: 23/09/2020 18h18

O mês de setembro é especial para a comunidade surda brasileira por concentrar datas importantes relacionadas às suas lutas e conquistas. É o período de maior visibilidade e destaque para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda.

• Dias 6 e 11 de setembro: marco triste para esta comunidade, a lembrança do Congresso de Milão (1880), quando foi proibido o uso das línguas de sinais na educação dos surdos;
  • Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei nº 11.796/2008). Nessa data, no ano de 1857, foi fundada a primeira escola de surdos do Brasil pelo prof. francês surdo Eduard Huet, o atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), situado no Rio de Janeiro;
  •  Dia 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo e do Profissional Tradutor.

Por tudo isso, setembro também se tornou o período de maior cobrança pela garantia de direito à educação das pessoas surdas, conforme preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras.

Neste ano, os campi Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Seabra e Valença realizam o I Setembro Surdo Intercampi do IFBA. Marcado para o dia 30 deste mês, o evento traz como tema Surdez, Diversidade, Diferença e Resistência.

Servidores e estudantes estão organizando as atividades com apoio dos Núcleos e das Coordenações de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Capne) dos seis campi participantes. De Jacobina, participam como facilitadores o técnico em assuntos educacionais Daniel Neves e a intérprete de Libras Agda Medrado.

Gratuito e totalmente online, o evento é aberto a toda a comunidade. Para se inscrever, é necessário acessar este link até o dia 30, onde também está disponível a programação completa, que inclui palestras, minicursos e debates. A transmissão do I Setembro Azul será feita através do canal da TV IFBA, no Youtube. Já os minicursos acontecerão em espaços específicos de reuniões.

Mais informações em tinyurl.com/setembrosurdo