Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2020 > Campus Jacobina completa 10 anos de existência
conteúdo

Campus Jacobina completa 10 anos de existência

Ao longo desse período, o Instituto já formou mais de 700 profissionais em Jacobina e região
por Verusa Pinho publicado: 21/12/2020 05h32, última modificação: 27/12/2020 08h55

No dia 27 de dezembro, o Campus Jacobina do IFBA completa 10 anos de existência. Para celebrar a data, preparamos uma série de destaques no âmbito do tripé "ensino-pesquisa-extensão", além de dados relacionados à administração, a fim de compartilhar com toda a sociedade as conquistas alcançadas no contexto da formação técnico-humanística dos cidadãos, bem como quanto ao desenvolvimento sócio-econômico das comunidades locais.

Origens & Relatos

Situada na região nordeste da Bahia, extremo norte da Chapada Diamantina, a cerca de 330 km de Salvador, a cidade de Jacobina tem, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80 mil habitantes. Cercado por serras, lagoas, grutas, rios e cachoeiras, o município se destaca pelo potencial ambiental, com diversos atrativos voltados ao ecoturismo, bem como cultural, sendo palco de manifestações tradicionais e artísticas singulares. Com uma história diretamente ligada à atividade mineradora, Jacobina é também conhecida como a Cidade do Ouro.

É nesse lugar diferenciado que nasce o Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Fruto da segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), o campus foi inaugurado simbolicamente em Brasília, no ano de 2010, começando seu funcionamento em 2011.

Atualmente, oferece os cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além da formação de meio ambiente, disponível na forma subsequente. Ainda dispõe da licenciatura em computação, seu primeiro curso de nível superior. O Campus Jacobina também já ofertou cursos profissionalizantes de curta duração, bem como semipresenciais de nível técnico, com destaque para a formação em guia de turismo.

Nas palavras do professor Epaminondas Macedo, diretor fundador do campus, "prazer e felicidades" definem sua inserção na família IFBA Jacobina. "Muitas vidas foram e continuam sendo transformadas para melhor! Agora, nos seus primeiros 10 anos de existência, só tenho a parabenizar o campus pela sua importância no município de Jacobina e região", pontua. 

“Em junho de 2013 iniciei minhas atividades como docente do Campus Jacobina. Nesse período encontrei no campus uma equipe de pioneiro(a)s, desbravadores e desbravadoras que se dedicaram incansavelmente para a implantação e  implementação dessa instituição no Piemonte da Chapada. O momento é de parabenizar e agradecer pelos ensinamentos e vivências compartilhados nestes 10 anos”, declara o professor e diretor de ensino, Andson Rocha.

Iago, em 2017, participando da Fórmula SAE BRASIL - Equipe KRT/UFBA. A competição tem por objetivo propiciar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula
De acordo com o egresso de eletromecânica Iago Santos, o IFBA “proporcionou ensino de qualidade, através de profissionais altamente capacitados”: “Foram diversas experiências dentro e fora das salas de aula, como desenvolvimento de projetos diversas temáticas relacionadas ao curso. A liberdade intelectual que o Instituto promoveu foi fundamental para meu amadurecimento profissional! Tive a oportunidade de crescer como pessoa, amadurecer e perceber que os objetivos que vislumbramos é possível com foco e determinação. Atualmente sou graduando em engenharia mecânica na UFBA [Universidade Federal da Bahia] e levo toda a bagagem do IFBA. Sou eternamente grato aos professores e funcionários do Instituto pelo cuidado e carinho em relação à minha formação. Se hoje estou alçando voos mais altos, foi graças à base familiar e aos ensinamentos que o Instituto me forneceram. Gostaria de agradecer de coração a todos os envolvidos e parabenizar o campus nestes 10 anos de existência pelos serviços prestados à comunidade jacobinense, ao formar profissionais capacitados para atuar no mercado. Para os estudantes, deixo a mensagem de perseverança para alcançar todos os objetivos e ratifico a afirmação de que aproveitem o máximo de aprendizado que o Instituto dispõe”, comenta o jovem, que foi responsável pela invenção de um sistema eletromecânico para reutilizar água da máquina de lavar na descarga do banheiro. A ideia inovadora foi apresentada em diferentes eventos, como a Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), em Belo Horizonte; Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), considerada a 2ª maior do gênero no país, que lhe garantiu credencial para a Feira de Investigação e Empreendimento Francisco Woston, ocorrida na Colômbia em 2016.

Para o atual diretor administrativo e de planejamento do campus, Darlei Augusto, o aniversário de uma década é histórico para todos que compõe a comunidade IFBA Jacobina e para toda a sociedade de Jacobina e região. “Como segundo servidor mais antigo do campus, tive o prazer de acompanhar de perto os avanços que ocorreram até hoje. Com muito trabalho dos gestores e de todos os servidores que por aqui passaram, o IFBA se tornou uma das melhores instituições de ensino público da Bahia, diferenciada na região de Jacobina. Com a união de todos, buscaremos sempre atingir nossa missão: Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país. Parabéns, Campus Jacobina!”.

Confira abaixo os destaques do campus ao longo desses 10 anos de existência:

 Recursos Humanos/Profissionais:

  • 63 professores;
  • 30 técnicos administrativos em educação (TAEs);
  • 20 colaboradores terceirizados.

Recursos Físicos/Infraestrutura: 

  • Auditório;
  • Biblioteca;
  • Ginásio de Esportes;
  • Laboratórios de Informática, Elétrica, Mecânica e Mineração; Física, Química e Biologia;
  • Salas de aula e de estudos;
  • Setor Multidisciplinar e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas.

Recomposição do Conselho de Campus, órgão propositivo e deliberativo composto por representantes das categorias docente, discente, técnico-administrativa, além da sociedade civil, pais de estudantes e egressos.

  • Cursos técnicos em eletromecânica, informática, meio ambiente e mineração;
  • Licenciatura em Computação reconhecida com nota 4, numa escala de 1 a 5, pelo MEC;
  • Mais de 700 profissionais formados;
  • Dezenas de medalhas, menções honrosas e classificações em olimpíadas do conhecimento, nas etapas regional e nacional: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB); Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif); Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Olimpíada Baiana de Química (Obaq);
  • Realização de eventos institucionais como parte das atividades do calendário acadêmico anual; abertos ao público e gratuitos: Setembro Azul; Semana de Ciência e Tecnologia; Semana de Mineração; Semana da Consciência Negra; Semana da Inclusão; Seminário de Meio Ambiente e Seminário de Integração da Licenciatura em Computação.

  • 2 grupos de pesquisa aprovados pelo CNPq;
  • Mais de 10 projetos desenvolvidos no ramo da cerâmica e sustentabilidade, ensino de física e geologia;
  • Participações em eventos científicos nacionais e internacionais com premiações e destaques: 
    Reunião Anual da  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
    Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE);
    2º lugar no Workshop de Educação e Informática (Weibase), parte da programação da Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe (Erbase);
    SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital; 
    Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC);
    Qualicer, evento internacional de referência no âmbito da qualidade de produtos cerâmicos;
    Congresso Nacional de Meio Ambiente;
    Congresso Nacional de Educação;
    I Simpósio Internacional Juventudes e Educação.

  • Quase 100 projetos e formações desenvolvidos, e 10 em andamento, gratuitos e abertos ao público, abrangendo as temáticas: história e música; biologia e plantas medicinais; linguagens: Libras e Língua Portuguesa; geologia e saúde humana; computação: apps, tecnologias digitais e inclusão social; matemática e raciocínio lógico; segurança do trabalho; terceira idade e arte; ensino de ciências; radiodifusão e ciência no enfrentamento à Covid-19.
  • Comunidades de Jacobina e região contempladas;
  • Parcerias com empresas, organizações não governamentais e entidades públicas em prol do desenvolvimento sócio-econômico das comunidades através do fortalecimento dos seus arranjos produtivos locais.

Saiba mais em portal.ifba.edu.br/jacobina/institucional/historico

Mensagem do diretor geral, Ricardo Alcântara Mesquita:

"Com muita alegria celebramos 10 anos do Campus Jacobina do IFBA, não da forma como gostaríamos nem como merecíamos, mas como é possível fazer dada a situação da atual pandemia. Ao longo desse período muita coisa aconteceu, muitos projetos foram desenvolvidos, eventos realizados, nossas(os) egressas(os) deixaram saudades, muitas idas e vindas de servidoras(es) e avanços alcançados. São tantas as conquistas, os aprendizados, as realizações e os desafios, porém nada pode ser comparado às mudanças que nossa instituição tem proporcionado na vida da população de Jacobina e região, que tem a oportunidade de se beneficiar com o ensino, a pesquisa e extensão de qualidade que oferecemos.

O Programa da Assistência Estudantil tem cumprido seu nobre e fundamental papel no processo educativo, possibilitando que estudantes em condições de maior vulnerabilidade tenham a oportunidade de permanecer e se formar no IFBA, sendo preparadas(os) nas mesmas condições, adquirindo conhecimento para a busca de novos desafios e vislumbrando futuros melhores.

Registro meus parabéns e reconhecimento aos professores Epaminondas Macedo e Lucília Santa Rosa, bem como ao técnico administrativo Aurélio Bulcão, por terem gerido essa casa pela maior parte dos 10 anos, contribuindo diretamente para o processo de implantação e desenvolvimento do campus.

Às(Aos) servidoras(es) da Educação que por aqui passaram, em especial a cada uma(um) que está lotada(o) no IFBA Jacobina atualmente, o meu respeito e reconhecimento por tudo que desenvolvem e oferecem, sendo protagonistas, ao lado das(dos) estudantes.

Parabéns às(aos) coordenadoras(es), a cada terceirizada(o) e estagiária(o) que por aqui deixou sua parcela de contribuição e às(aos) que continuam fazendo parte do nosso dia a dia; às(aos) fornecedoras(es), que nos abastecem e garantem nosso funcionamento; às empresas parceiras, que abrem suas portas para as(os) estudantes, egressas(os) e para o desenvolvimento de projetos.

Com muito carinho parabenizo nossas(os) alunas(os) e egressas(os)! É sempre um prazer tê-las(los) ao nosso lado e poder participar e colaborar no processo de formação de vocês! Aos pais e responsáveis, nosso agradecimento pela parceria e confiança que depositam nas servidoras e servidores do campus.

Foram muitas dificuldades, principalmente neste ano, mas o desejo e a determinação de se reinventar e continuar promovendo nossa instituição com o que fazemos de melhor é ainda maior. Isso tem sido ratificado durante a suspensão das atividades presenciais em meio à pandemia.

Precisamos seguir firmes para garantir ainda mais a consolidação do Campus Jacobina, ampliar o envolvimento das comunidades da região através de projetos de extensão, avançar no desenvolvimento das pesquisas e fortalecer ainda mais o ensino, garantindo, assim, o sucesso do nosso trabalho e, consequentemente, o desenvolvimento regional.

Sinto muito orgulho em ser docente de matemática do campus há oito anos, o que me proporciona realização e aprendizado contínuos. Com muito prazer, tenho a honra de estar na Direção Geral na data em que festejamos estes 10 anos de existência, ao lado do diretor de ensino, Andson Rocha, e do diretor de administração e planejamento, Darlei Batista, aos quais agradeço por estarem ao meu lado durante esse compromisso, com a responsabilidade e entrega de sempre. Continuaremos à disposição de toda a comunidade! Saudações e até breve!"

registrado em: