Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Tecnologias Livres e Desenvolvimento Regional é tema de palestra no Campus Jacobina
conteúdo

Tecnologias Livres e Desenvolvimento Regional é tema de palestra no Campus Jacobina

por Verusa Pinho publicado: 15/08/2019 10h19, última modificação: 15/08/2019 12h12

Nessa quarta-feira, 14, às 19h, o auditório do Campus Jacobina do IFBA foi palco para o debate em torno do tema “Tecnologias Livres e Desenvolvimento Regional”. Iniciativa da coordenação da Licenciatura em Computação, o evento envolveu graduandos e alunos do nível técnico, além de docentes do Instituto. 

palestrante e prof. Yuri no palco; projeção de slide ao fundo; plateia á frente

Para o estudante da licenciatura Anderson Silva, o debate foi enriquecedor: “O convidado Valéssio Brito [especialista em desenvolvimento de sistemas livres e consultor em inovação] apresentou tanto o cenário local quanto internacional, abordando o dinamismo do campo, sobretudo para o licenciado, capaz de lidar com diferentes aspectos e meios. A autoformação foi outro tópico discutido pelo palestrante, ao narrar a própria história de vida enquanto jacobinense formado na área. Já o cubano, Leonel Videaux, [engenheiro da computação e desenvolvedor de sistemas livres] desmistificou o cenário de atraso do seu país, destacando o desenvolvimento tecnológico como ponto forte. Ambos ampliaram nossa visão acerca das possibilidades de emprego e atuação”, disse.

Na avaliação do prof. Yuri Wanderley, coordenador da licenciatura, o evento contou com participação significativa da comunidade acadêmica, sendo uma oportunidade para aprofundar conhecimentos no contexto da computação.

"Estamos vivenciando momento de transição: de práticas pedagógicas a práticas inovadoras e tecnológicas. A robótica livre é exemplo disso. Acredito que, nos dias atuais, nossa carreira é de suma importância!", comentou Valéssio Brito, que já atuou em órgãos estudais e federais no âmbito da inclusão digital e está retornando para Boston (EUA) para colaborar com a Free Software Foundation. Em 2016, ele também esteve no IFBA para falar sobre cultura hacker em Jacobina e softwares livres.

registrado em: