Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Representantes do campus participam, em Curitiba, do I Encontro Nacional de Tapembol

Na Esportiva

por Verusa Pinho publicado: 20/05/2019 08h45, última modificação: 04/06/2019 09h33

Quatro estudantes dos cursos técnicos integrados de informática e mineração do Campus Jacobina do IFBA, além da profª. de educação física Isis Moreira, estiveram em Curitiba, de 23 a 25 de maio, participando do I Encontro Nacional de TapembolNa ocasião, eles compartilharam reflexões a respeito da experiência com essa nova modalidade esportiva, presente na rotina acadêmica do Instituto desde 2018.

O relato “A inserção do Tapembol no contexto do IFBA - Campus Jacobina/BA”, autoria dos professores Isis Moreira e Normando Lima Jr., contextualiza, do ponto de vista teórico/prático, o novo conteúdo nas aulas da disciplina e seus desdobramentos com a realização do I Campeonato de Tapembol do Instituto, ao lado das oficinas ministradas no Projeto Acolhe 2019, focado na recepção dos ingressantes.

“Um olhar sobre o Tapembol nas aulas de Educação Física do IFBA - Campus Jacobina”, autoria do estudante Leandro Francisco Silva (informática), apresenta o discurso dos discentes acerca dos sentidos e significados do contato com o  esporte.

“O empoderamento do público feminino no I Campeonato de Tapembol do IFBA”, elaborado por Vitória Oliveira (mineração), traz uma análise qualitativa sobre a participação feminina no evento, problematizando o machismo estrutural e suas influências no contexto esportivo.

“A representatividade feminina no TapemIFBA”, autoria de Lara Veloso (mineração), aborda quantitativamente o envolvimento do público feminino no campeonato.

Além dos artigos científicos, o vídeo “Em cena: o I Campeonato de Tapembol do IFBA - Campus Jacobina/BA”, produzido pela estudante de mineração Irla Souza, foi exibido no encontro demonstrando como se deu a construção do campeonato a partir de imagens, depoimentos e narrativas, a fim de contribuir com a conservação da história e memória dessa prática corporal na instituição.

Na ocasião, a professora Isis representou a Bahia na Federação Internacional do esporte. "O evento foi maravilhoso, retornamos ainda mais estimulados. Que maravilha é beber da fonte!", comentou.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro das atualizações! Registros fotográficos e em formato de vídeo estão disponíveis em nossa Fanpage e perfil no Instagram

IFBA realiza I Campeonato de Tapembol em Jacobina

Foto: Acervo @tapemifba