Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Processo Seletivo 2020: Conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!

Processo Seletivo 2020: Conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!

Inscrições seguem abertas até 20 de setembro
por Verusa Pinho publicado: 22/07/2019 09h03, última modificação: 23/09/2019 13h10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) segue com inscrições abertas para ingresso nos cursos técnicos através do Processo Seletivo 2020. No Campus Jacobina, estão sendo oferecidas 280 vagas, distribuídas entre as formações integradas e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além do curso de meio ambiente (subsequente), sendo 40 oportunidades para cada uma.

A inscrição, no valor de R$ 35, deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.ifba.edu.br, até 27 de setembro. Além dos cursos regulares, o Instituto desenvolve pesquisa e extensão, através de grupos e projetos, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, por meio de estrutura pluricurricular e multicampi.

Nesta edição do seletivo, o IFBA está ofertando 5.594 vagas: 3.030 para os cursos integrados e 2.564 para os subsequentes, divididas por 20 cidades da Bahia. 24 de novembro é a data prevista para a realização da prova.

Perfil dos cursos

Nível médio/técnico

Forma Integrada/Duração mínima: 4 anos

Forma Subsequente/Duração mínima: Entre 1 ano e meio e 2 anos

Desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, montagem, instalação, controle, manutenção e avaliação de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na fabricação de peças, componentes e máquinas eletromecânicas; opera e supervisiona equipamentos elétricos industriais, identificando e sugerindo a solução de defeitos em máquinas elétricas; supervisiona a implantação de instalações elétricas prediais e industriais; projeta sistemas de eletrônica embarcada, bem como para instrumentação e controle de motores; identifica os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo; participa de atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização e o uso de fontes alternativas.

Onde atua: empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; concessionárias de energia.

Opera, programa e interliga sistemas; faz montagem, instalação, administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; instala e diagnostica redes, corrigindo falhas; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas.

Organiza programas de educação e qualidade ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem, identificando fontes poluidoras através de métodos de medição e análise; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos, afluentes domésticos e industriais, incluindo atividades de saneamento urbano; desenvolve estudos para prevenção e correção, gerenciando impactos ambientais decorrentes de usos diversos, como  agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral; identifica e caracteriza situações de risco, aplicando métodos de eliminação ou minimização de impactos ambientais; identifica e correlaciona o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais; auxilia na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor.

Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental; indústrias e agroindústrias.

Domina os princípios básicos de atuação múltipla em pesquisa, lavra e tratamento minerais, articulados às normas técnicas relativas à segurança do trabalho, saúde e ao meio ambiente; elabora projetos, opera processos e equipamentos de extração e tratamento mineral, incluindo sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxilia na caracterização de minérios; monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; planeja, executa e gerencia a manutenção de instalações e equipamentos do setor mineral.

Onde atua: empresas de mineração e petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.

O quê? Processo Seletivo 2020 IFBA

Quando? Até 27/9

Mais informações em www.selecao.ifba.edu.br

IFBA: Combina com seus sonhos. Combina com você!