Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > IFBA realiza projeto de inclusão digital em instituições sociais de Jacobina
conteúdo

IFBA realiza projeto de inclusão digital em instituições sociais de Jacobina

Comunidade

por Verusa Pinho publicado: 27/02/2019 12h27, última modificação: 13/11/2019 12h02

“Livre Inclusão Social-Digital” (LISD). Esse é o título do projeto de autoria do analista de tecnologia da informação do Campus Jacobina, Ivo Chaves, em parceria com professores, estudantes e técnicos administrativos do IFBA. Finalizada neste mês, a iniciativa, aprovada no edital nº 1/2018 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto, já tem história. 

“Desde 2015, através do Programa de Incentivo à Aprendizagem (Pina), promovido no âmbito do nosso Instituto por meio da Assistência Estudantil, executamos ações voltadas para o fomento do uso de software livre, aprendizados com hardware, desenvolvimento de software, dentre outros. Um dos  principais objetivos da proposta era a recuperação de um conjunto de microcomputadores, considerados obsoletos, a partir de carcaças doadas pela Receita Federal e outras instituições, com o intuito de possibilitar as aprendizagens anteriormente mencionadas como extensão da sala de aula aos alunos participantes”, explica o analista.

Após dois anos, em 2017, foi possível recuperar, com o auxílio dos discentes do curso integrado ao ensino médio de informática, mais de 30 equipamentos (desktops e notebooks), então cedidos a grupos sociais para fins educacionais. A Casa Rebeca, situada na Bananeira, e a Comunidade Missionária Católica Elohim (Jacobina III) foram as entidades escolhidas na segunda fase da iniciativa (agosto/2018 a fevereiro/2019), que abrangeu doação de equipamentos e capacitação profissional. 

Ao todo, foram compostas quatro turmas, duas em cada comunidade. A formação contou com 30 horas-aula e abordou o tema softwares livres, focando nas funcionalidades essenciais do sistema operacional, aplicativos de escritório (LibreOffice), jogos educacionais e uso da internet“Nossos licenciandos em computação tiveram a oportunidade de colocar em prática a teoria, acompanhados pelos técnicos e professores envolvidos”, destaca Ivo. 

licenciados ministrando curso na Elohim; educandos em frente aos computadores doados

monitora e educandos em semicírculo acompanhando atividade projetada em TV

Para Evanildo Souza, 36, integrante da Academia de Capoeira da Jacobina III, participar da formação foi uma oportunidade maravilhosa. “Já tinha começado a fazer curso particular de informática há mais de um ano, mas desisti devido ao trabalho e pela falta de produtividade. Essa experiência com a equipe do IFBA foi ótima, abriu nossa mente! A metodologia dos professores foi muito boa, eles explicavam calmamente, então fomos aprendendo com os erros. Criamos e gerenciamos conta de e-mail e também fomos orientados sobre a elaboração de currículo profissional. Há cinco anos eu fui dispensado do trabalho por não ter a certificação em informática básica. Agora não terei esse problema”, comentou.

educando recebendo certificado de conclusão do curso 

Desde o seu lançamento, mais de 70 pessoas foram beneficiadas com o projeto, sendo quase 50 neste último ciclo. Além de Ivo, integram a equipe os técnicos Hélder Oliveira (lab. de informática), Thiago Pereira (tecnologia da informação) e Fernando Santana (assuntos educacionais), ao lado dos professores Toni Alex Borges (informática), Lucília Santa Rosa (língua portuguesa), Jane Eiry (língua inglesa), Andson Barreto Rocha (engenharia), e licenciandos que atuam como bolsistas e monitores das atividades.  

  computadores doados em foco  notebooks doados em foco

Mais registros fotográficos estão disponíveis em nossa fanpage  

Leia Mais

A cidadania é digital (Citação do projeto no Correio da Bahia)

 

 

Fotos: Acervo do Projeto

registrado em: