Campus Jacobina participa do VI Congresso Nacional de Educação
De 24 a 26 de outubro, estudantes e professores do Campus Jacobina do IFBA estiveram em Fortaleza (CE) participando do VI Congresso Nacional de Educação (Conedu). Com o tema Avaliação: Processos e Políticas, o evento reuniu pesquisadores de todo o país, da educação básica à superior, em torno de atividades diversas, com destaque para a apresentação de trabalhos científicos em formato de pôster e comunicação oral.
Dentre os estudos aprovados está Material Didático Adaptado para Cegos Baseado em Computação Desplugada, autoria de Isadora Cerqueira e Vitória Santos, 3º ano de informática, sob orientação da docente Valéria Cruz.
Fruto de pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina sociologia sobre as pessoas com deficiência no mundo do trabalho, o estudo vem sendo aprofundado há cerca de um ano tendo em vista o trabalho de conclusão de curso das alunas.
“A partir daí, soubemos da existência de Edinaelson, estudante cego do campus. Pensamos em ir além, já que ele citou as dificuldades enfrentadas no decorrer da formação técnica em informática, sobretudo quanto à Lógica de Programação. Então começamos a criar material didático com base no conceito da computação desplugada. Após essa etapa, entrevistamos o transcritor de Braille do campus, Herculano, bem como as pedagogas, Indaiara e Eliene. Foi quando surgiu a ideia de apresentar o material para outras pessoas cegas, com destaque para Ivanice Cajueiro [especialista em educação especial inclusiva e atendimento educacional especializado], e Admilson Oliveira [presidente da Associação da Pessoa com Deficiência de Jacobina e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de membro do Fórum Baiano de Cegos]. O retorno foi bem positivo: do susto inicial por conta do universo complexo da informática, eles foram se apropriando dos conteúdos”, explica Vitória.

O conjunto de materiais traz a simbologia em Braille e conceitos básicos de programação de forma lúdica, sendo acessível até para leigos.
“Usamos instrumentos simples, como barbante, fita adesiva e miçangas, para delimitar o espaço e orientar o cego no percurso da leitura, o que chamamos de ‘percepção tátil’. Também propomos atividade prática através de exercício com fluxograma. A ideia é solucionar problemas com uso do raciocínio lógico, tornando o aprendizado fácil e dinâmico”, descreve Isadora.
Agora as jovens, que participaram pela primeira vez de evento desse perfil, pretendem abranger novos conteúdos, começando pela matemática.
Aprendendo na prática

Estudante do 4º ano de eletromecânica, Kaio Santana foi autor de quatro artigos, em parceria com outros colegas do ensino técnico integrado. Método de Desempenho Educativo: Estudo Laboratorial de Confiabilidade em Equipamento Rotativo e A Utilização do CLP como Tecnologia no Curso de Eletromecânica do IFBA-Jacobina são os títulos dos primeiros. Orientados, respectivamente, pelos docentes Washington Pereira e Vitor Teixeira, os artigos têm como foco a importância das aulas práticas na melhoria do aprendizado.
O uso da plataforma Lego como método de ensino e a construção de maquete de semáforo com Arduino e Proteus, esta última visando à realização de controle e monitoramento de rodovias, também foram trabalhos dos quais Kaio participou. “Ambos abordam a relação entre automação e ensino”, comenta.
Em sua primeira aprovação destinada a evento científico, Kaio revela a satisfação pelo curso: “Todos os trabalhos em que participei já estavam sendo desenvolvidos há algum tempo com os estudantes. O maior desafio foi adaptar os conteúdos para o Conedu. Acredito que as conquistas vão para o curso (eletromecânica), que sempre desenvolve artigos e consegue aprová-los, e também para os alunos, já que a apresentação em congressos contribui para a formação acadêmica. Os assuntos que aprofundamos para a escrita dos artigos são relacionados diretamente com o curso, sobretudo quanto ao desenvolvimento de tecnologias”, ressalta.
Saiba mais
Confira a lista completa dos trabalhos aprovados pelo Campus Jacobina do IFBA, dos quais boa parte dos orientadores integra o Grupo de Pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção, criado em 2015 e avaliado acima da média pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), abaixo:
Área: Tecnologias e Educação
Título: A Utilização do CLP como Tecnologia no Curso de Eletromecânica do IFBA-Jacobina (Pôster)
Autoria: Kaio Santana, Wiza Oliveira, Iany Alencar e Heitor Araújo I Orientação: Vitor Otávio Teixeira
Título: Plataforma Lego como Forma Didática de Ensino (Pôster)
Autoria: Iany Alencar, Wiza Oliveira, Kaio Santana e Fabrício Vilas Boas I Orientação: Vitor Teixeira
Título: Implantação da Plataforma de Arduino como Método de Aprendizagem dos Alunos do IFBA-Jacobina (Pôster)
Autoria: Iany Alencar, Wiza Oliveira e Kaio Santana I Orientação: prof. Vitor Teixeira
Título: Maquete de Semáforo com Ferramentas Arduino e Proteus como Método Didático de Ensino (Comunicação Oral)
Autoria: Heitor Araújo, Wiza Oliveira, Kaio Santana e Douglas Silva I Orientação: Vitor Teixeira
Título: A Utilização de Painéis de Elementos de Máquinas no Ensino Prático-Experimental no Curso de Eletromecânica (Pôster)
Autoria: Fabrício Vilas Boas e Heitor Rocha Araújo (alunos) em parceria com os docentes Talita Gentil e Beliato Campos I Orientação: prof. Tércio Graciano
Título: Concepções Construcionistas nas Práticas com Robótica Educacional no IFBA - Campus Jacobina (Pôster)
Autoria: Tauane Sales e Anna Rafaella Santos I Orientação: profs. Demson Souza e Emanuel Fonseca
Área: Educação Profissional e Tecnológica
Título: Método de Desempenho Educativo: Estudo Laboratorial de Confiabilidade em Equipamento Rotativo (Pôster)
Autoria: Kaio Santana e Hellen Lima (alunos) em parceria com o docente Vitor Teixeira I Orientação: prof. Washington Pereira
Área: Ensino de Ciências
Título: Harmônicos de uma Corda Vibrante e sua Abordagem nas Aulas de Física (Comunicação Oral)
Autoria: Marcella Portela, Lorena Maia, Alice Reis e Carol Cavalcante I Orientação: prof. Beliato Campos
Título: Ensino da Astronomia: Construção de um Espectroscópio: Uma Abordagem para o Ensino Médio (Pôster)
Autoria: Rafaela Sampaio e Iany Santos I Orientação: prof. Beliato Campos
Título: Construção de Espectroscópio Digital de Baixo Custo para o Ensino da Astronomia (Pôster)
Autoria: Iany Santos e Rafaela Sampaio (alunas) em parceria com o docente Beliato Campos I Orientação: prof. Vitor Teixeira
Título: Contribuições da Educação Financeira para Alunos do Ensino Técnico Integrado de Nível Médio (Comunicação Oral)
Autoria: Tauane Sales e Anna Rafaella Santos I Orientação: profs. Demson Souza e Emanuel Fonseca
Área: Educação Matemática
Título: A Utilização das TIC para Auxiliar nas Aulas de Matemática através de um Software Educativo (Pôster)
Autoria: Victor Moura, Marcos Paulo Rios, Kelvin Lima e Felipe Rocha I Orientação: prof. Ricardo Mesquita
Área: Educação Especial
Título: Material Didático Adaptado para Cegos Baseado em Computação Desplugada (Comunicação Oral)
Autoria: Isadora Cerqueira e Vitória Santos I Orientação: profa. Valéria Cruz
Área: Gênero, Sexualidade e Educação
Título: O Gênero na Educação Tecnológica - As Relações de Gênero no Curso Técnico de Eletromecânica do IFBA/Campus Jacobina (Pôster)
Autoria: Heitor Araújo e Fabrício Vilas Boas (alunos) em parceria com os docentes Raimison Bezerra (Campus Santo Amaro) e Yarasarrath Lyra (Campus Lauro de Freitas) I Orientação: Tércio Graciano
Fotos: Acervo das equipes I Decom
Leia Mais
Campus Jacobina aprova 30 trabalhos no maior evento de cerâmica do país
Connepi: Jacobina é um dos campi do IFBA com maior número de trabalhos aprovados

