Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Estudantes e egressos têm trabalhos aprovados em eventos internacionais de computação
conteúdo

Estudantes e egressos têm trabalhos aprovados em eventos internacionais de computação

por Verusa Pinho publicado: 18/09/2019 11h58, última modificação: 25/09/2019 09h08

Jogos educacionais apresentam-se como instrumento pedagógico para facilitar o ensino de conteúdos, bem como reforçar conhecimentos adquiridos. No entanto, segundo especialistas, as metodologias de desenvolvimento dos jogos existentes não detalham a construção da sua parte instrucional e falham em descrever com clareza cada etapa.

A fim de preencher tal lacuna, o trabalho intitulado "Agile Methods Applied to Educational Games (Amaeg): Uma metodologia de desenvolvimento de jogos educacionais" foi elaborado pelo formando do curso técnico integrado de informática do Campus Jacobina do IFBA Darlam Alves, e aprovado para apresentação, em formato de pôster, no SBGames, maior evento acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital. O estudo é resultado do trabalho de conclusão de curso do aluno, sob orientação da docente Carina Machado.

facilitadora com quatro crianças em sala de aula manuseando os tablets

Já o trabalho "Estimulando o Pensamento Computacional: Uma experiência com ScratchJr", resultado do projeto de extensão “Scratch Day: Um dia para aprender brincando”, foi aceito no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), evento anual e internacional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Desenvolvido pela professora Carina em parceria com a docente Valéria Gabriel da Cruz, contando com apoio dos egressos do curso técnico integrado de informática Bárbara Maia e Daniel Braz, bem como das licenciandas em computação Ângela de Souza e Jucimaria Santos, o estudo narra a experiência desenvolvida com crianças de 8 a 11 anos de idade de escolas públicas municipais do município de Jacobina, no segundo semestre de 2018, por meio de atividades lúdicas, utilizando tablets, para estimular o pensamento computacional e o raciocínio lógico através da aprendizagem criativa, fazendo uso da ferramenta ScratchJr e dos conceitos de iniciais de programação, computação desplugada e storytelling.   

registros de aula referente ao projeto em que a ferramenta e seus comandos foram apresentados aos participantes a fim de criar enredo com sequência lógica, cenário e personagens

"O pensamento computacional tem sido considerado um dos pilares do intelecto humano, comparado à leitura, escrita e aritmética, uma vez que pode ser utilizado para compreender problemas do cotidiano”, explica a docente Carina.

Na opinião do egresso Daniel Braz, o ganho mais significativo do projeto foi compreender de maneira ampla o papel da informática na educação básica e a relevância da integração entre família e escola. Para a licencianda Jucimaria Santos, abranger a comunidade foi "o mais bacana da experiência".

"Aproveitamos a ocasião para apresentar o campus, despertando o interesse pela futura formação profissional. Muitos comentaram sobre a vontade de estudar em nosso Instituto quando conheciam espaços como os laboratórios. Fiquei impressionada com o desempenho e a participação de algumas crianças, que demonstraram, inclusive, visão para a computação. Por parte delas, criatividade não foi problema!”, revela. 

Fique por dentro

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o SBGames reúne pesquisadores, estudantes e empresários em torno da investigação e do desenvolvimento de jogos eletrônicos. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Neste ano, o evento acontecerá de 28 a 31 de outubro, no Rio de Janeiro.

No seu formato atual, o SBGames é composto de cinco trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura e Educação), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a da Indústria inclui painéis e palestras. O Festival de Jogos apresenta protótipos e jogos completos em sessão informal dedicada à inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos. A Mostra de Arte apresenta produções criadas para jogos ou relacionadas a eles. Os tutoriais são apresentações de especialistas da área sobre temas variados. Fonte: https://www.sbgames.org/sbgames2019/

Em 2018, o egresso do IFBA Yure Pablo Oliveira, que atualmente cursa ciências da computação na USP, participou do SBGames com o “projetoÉden: Jogo sério sobre variáveis e tipos de dados”, focado em conteúdos de computação e afins para ingressantes na área. O estudo garantiu o 2º lugar no Workshop de Educação e Informática (Weibase), parte da programação da Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe (Erbase)

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), por sua vez, evento anual e internacional também organizado pela SBC, tem por objetivo promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações para a superação de desafios. Neste ano, o evento ocorrerá de 11 a 14 de novembro, em Brasília, com o tema “A Computação na perspectiva da diversidade, inclusão e inovação na educação para o século XXI”.

A proposta está alicerçada na relevância da computação para as diversas áreas de conhecimento, em especial a Educação e, sobretudo, na formação do cidadão para o novo milênio, na busca de uma nova ecologia para a sociedade contemporânea, permeada pela cultura digital. Fonte: https://cbie.ceie-br.org/

Leia Mais

Projeto envolve integrantes da rede municipal de ensino em torno da computação

Campus Jacobina recebe premiação em evento regional de computação

Aluno desenvolve jogo para auxiliar no ensino da computação 

registrado em: