Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Curso de formação continuada com foco na diversidade: Inscrições abertas!

Curso de formação continuada com foco na diversidade: Inscrições abertas!

por Verusa Pinho publicado: 29/07/2019 08h51, última modificação: 05/08/2019 08h27

Fruto de pesquisas de mestrado desenvolvidas pelas pedagogas do Campus Jacobina do IFBA, Eliene Sales e Indaiara Silva, e pelo técnico em assuntos educacionais Daniel Neves, o curso “Formação Continuada Docente: a Diversidade como Princípio Educativo” está com inscrições abertas. Ao todo são 35 vagas, distribuídas entre público interno, servidores e estudantes do Instituto, e externo, sobretudo professores das redes municipal e estadual de ensino.

Com carga horária de 160 horas, sendo 88h presenciais e 72h a distância, o curso contempla seis módulos, incluindo discussões sobre Libras, educação de surdos, deficiência visual, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade. Os encontros presenciais serão realizados semanalmente nas tardes das quartas-feiras.

Dentre os profissionais do Instituto que serão facilitadores das atividades, estão o técnico em informática, Hélder Oliveira, e o transcritor de Braille, Herculano Nunes, além de colaboradores externos. Estudos de caso e análise da legislação vigente são algumas ações previstas na metodologia da formação, inspirada na aprendizagem baseada em problemas. O projeto também conta com a participação de estudantes na equipe.

Palestra de abertura acerca do tema geral da proposta está prevista para o dia 14 de agosto. “Pretendemos reelaborar e ressignificar, de maneira interdisciplinar, coletiva e contextualizada, conhecimentos e práticas acerca da diversidade a fim de pensar metodologias e conteúdos para a realização do trabalho pedagógico inclusivo e equitativo. Nesse sentido, objetiva-se descolonizar os conhecimentos hierarquizados e polarizados, nos quais as diferenças são vistas como subalternas e inferiorizadas”, explica Eliene.

Para se inscrever, basta acessar este link até o dia 5 de agosto.