Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Campus Jacobina aprova 30 trabalhos no maior evento de cerâmica do país
conteúdo

Campus Jacobina aprova 30 trabalhos no maior evento de cerâmica do país

Na Estrada

por Verusa Pinho publicado: 14/05/2019 09h31, última modificação: 08/08/2019 09h29

Novamente o Campus Jacobina se destaca no âmbito da pesquisa! Desta vez foram 30 artigos aprovados para o 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, o mais importante da área no país e um dos maiores em nível internacional, que acontece de 4 a 7 de agosto, em Bonito (MS). O evento reunirá pesquisadores e empresários de diversos segmentos, incluindo os de matérias-primas, equipamentos e insumos. Durante os três dias de Congresso, haverá apresentações de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôster, bem como palestras com especialistas, feira de produtos e serviços. 

“Aprovamos um total de 30 artigos completos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos integrados de eletromecânica e mineração, sob orientação de professores do campus, além de outros dois estudos em parceria com discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Também contamos com a colaboração de pesquisadores de outros campi do IFBA (Santo Amaro, Lauro de Freitas e Salvador), do IFPI e da UFRN. A maior parte dos envolvidos, dentre eles os docentes Beliato Campos (física), Jonei Marques (engª. de minas), Talita Gentil e Frederico  Zogheib (geologia), Leandro Prado (engª. ambiental), Bruna Iohanna Oliveira (biologia) e Vitor Teixeira (engª. elétrica), faz parte do Grupo de Pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do Campus Jacobina, criado em 2015 e avaliado acima da média pelo CNPq”, pontua o prof. Tércio Graciano, atual coordenador do curso de eletromecânica.

Em um dos artigos, os pesquisadores chamam atenção para a quantidade de rejeitos resultado da exploração de ouro no município de Jacobina: "cerca de 5 mil toneladas/dia", destacando que a maioria das empresas do ramo não apresenta tecnologia ou aplicação economicamente viável que permita a reciclagem do resíduo mineral, o que degrada o meio ambiente. Nos estudos, estão em evidência a combinação dos rejeitos da exploração de cromita, calcário e mármore para a produção de cerâmica, ao lado de outros resíduos, como os advindos de lâmpadas fluorescentes. Juntamente com Jacobina, Irecê, Pindobaçu e Ourolândia são outras localidades de análise.

                

Estudantes de mineração (Taily, Jaédson e Tainá) realizando o processo de cominuição dos materiais argilosos para compor a massa padrão; utilizando a prensa para compactar os corpos de prova; e peneirando os materiais argilosos. 

                                           

                                                                    

Flores de paper clay prontas para a queima; placas e flores cerâmicas com queima realizada a 850 °C; flores após a queima. 

                                                                                  

Representantes das equipes de trabalho: profs. Talita e Jonei com alunos.

                            

Em 2017, estudos similares foram apresentados em Castellón, na Espanha, durante o Qualicer 2018, evento mundial voltado para a qualidade de produtos como azulejo e cerâmica. Com foco na sustentabilidade, as pesquisas do IFBA apresentavam possibilidades de aplicação dos rejeitos da indústria mineradora e de pedras ornamentais na composição de pisos, revestimentos e telhas.

Arte e design

A fabricação de tintas naturais, também conhecidas como “tintas da terra”, através de pigmentos encontrados nas argilas da região, de mandalas, flores e vasos decorativos, além de máscaras teatrais, são outros destaques dos artigos. Agregação de valor, devido à estética, e aproveitamento de resíduos são os principais benefícios dos estudos, ao lado da função terapêutica.

No caso do projeto Envelhecendo com Arte: A Arte Ceramista para a 3ª Idade, ainda será organizada uma formação com os idosos do Lar Cruzada do Bem, em Jacobina, para apropriação da técnica colagem de barbotina [mistura de argila e água para moldar ou decorar cerâmica] na confecção de vasos, reconhecida pela sua simplicidade e baixo custo. A meta é de que, posteriormente, mudas de cactáceas sejam acrescidas às peças para comercializaçãocontribuindo com a renda do abrigo.

Para o estudante do 3º ano de eletromecânica, Édon Macêdo, ir para o laboratório e apresentar pesquisas em outros espaços é uma experiência única. “Eu nunca tinha trabalhado em equipe dessa maneira, cada um pensa diferente. Tivemos dificuldades por conta da falta de espaço adequado [já que os laboratórios estão em construção], mas conseguimos fazer nossa própria barbotina para confecção dos vasos cerâmicos. Na prática, trabalhar com cerâmica é é ter contato com um mundo totalmente novo! É um conhecimento extracurricular que pode servir como hobby”, explica o jovem.

                                               

                                

                                           

                                                                                

Vasos moldados; após queima e aplicação de tintas naturais provenientes de argilas da região com mistura de água e cola.

Na opinião da formanda Geovana Lira, a paciência foi o maior benefício do processo de pesquisa com as mandalas. “Misturar os componentes e chegar à forma, textura, espessura e cor que queremos exige muita paciência, dedicação, é um trabalho bastante manual, delicado, tipo uma massinha de modelar. Precisamos realizar diversos experimentos pra não ter rachaduras ou defeitos . Ainda lidamos com o acabamento, quando lixamos e esmaltamos as peças”, descreve.

                                                

                  

Para a colega Wiza Oliveira, que desenvolveu máscaras da Commedia Dell’Arte em cerâmica com resíduos minerais da região de Jacobina, conciliar teoria, por meio do estudo bibliográfico, com o exercício criativo da modelagem foi o grande diferencial. 

            

Máscaras antes e após o processo de queima.

                                           

As estudantes participaram recentemente do II Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação (Sengi), em São Paulo, onde compartilharam estudos no campo da robótica educacional.

Peças confeccionadas ao lado de pigmentos em pó e de ferramentas conhecidas como estacas, utilizadas na modelagem. Fotos: Verusa Pinho

As mandalas ainda passarão pelo processo da queima, sendo coloridas posteriormente com aplicação de esmalte. Ainda serão colocadas em base de MDF com técnica de craquelamento, que consiste em formar pequenas rachaduras na pintura artesanal, dando um visual envelhecido ao conjunto. Confira a lista completa dos trabalhos aprovados pelo Campus Jacobina abaixo:

Uso do Resíduo da Produção de Ferro de uma Jazida Baiana como Fonte de Matéria-Prima para a Produção de Cerâmica Vermelha

Autoria: Nicolle Sampaio e Kauane Queiroz I Orientação: Jonei Marques e Tércio Graciano

Estudo do Efeito do Ataque Ácido em uma Argila Esmectítica de Vitória da Conquista/BA através de Difração de Raios-X e Espectroscopia de Infravermelho

Autoria: José Vitor Santos e Daniela Sales I Orientação: Beliato Campos e Jonei Marques

Síntese da Ferrita Ni-Zn: Influência da Microestrutura nas Propriedades Magnéticas

Autoria: profs. Tércio Graciano, Raimison de Assis (IFBA - Santo Amaro), Flánelson Monteiro (IFRN), Carlos Alberto Paskocimas (UFRN) e Maurício Roberto Bomio (UFRN)

Utilização de Chamote e Argilito na Composição de Massa Cerâmica

Autoria: Davi Lima I Orientação: Tércio Graciano, Jonei Marques e Talita Gentil, além da técnica do IFBA – Campus Salvador Carina Nascimento

Utilização de Resíduo da Exploração do Mármore Bege em Massa Cerâmica para Produção de Blocos Cerâmicos

Autoria: Gabriel Miranda e Ruhan Silva I Orientação: profs. Tércio Graciano, Talita Gentil e Raimison de Assis

Estudo e Caracterização da Massa Cerâmica Utilizada na Cerâmica Canabrava – Jacobina/BA

Autoria: Gabriel Miranda e Ruhan Silva I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil e Beliato Campos

Utilização de Resíduo da Exploração de Ouro da Chapada Diamantina/BA em Massa Cerâmica Caulinítica

Autoria: Gabriel Cruz I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil e Raimison de Assis

Estudo de Incorporação do Minério Silvinita na Formulação de Massa Cerâmica

Autoria: Bruno Barbosa e Taily dos Santos I Orientação: Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil e Beliato Campos

Estudo e Caracterização da Incorporação de Resíduo de Scheelita e Argilito da Serra do Tombador/BA em Massa Cerâmica

Autoria: Athirson Reis I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil, Jonei Marques e Beliato Campos

Utilização dos Argilitos da Serra do Tombador/BA na Produção de Blocos Cerâmicos         

Autoria: Tainá Lopes e Jaédson Santos I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil, Raimison de Assis e Carina Nascimento

Incorporação de Chamote em Massa Cerâmica para Produção de Blocos Cerâmicos

Autoria: Bruno Levy Maia, David de Carvalho e Jander Lopes I Orientação: Tércio Graciano e Raimison de Assis

Utilização de Resíduos de Mineração na Fabricação de Pré-Moldados para a Construção Civil

Autoria: Jusciana Oliveira I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil, Jonei Marques e Naedja Pontes (IFPI)

Produção de Placas Solo Cimento utilizando Resíduo Mineral da Exploração de Quartzito da Serra do Tombador/BA

Autoria: Jander Lopes e Bruno Levy Maia I Orientação: Talita Gentil, Tércio Graciano e Raimison de Assis

Planejamento de Mistura Aplicada à Confecção de Cerâmica Vermelha com Resíduo de Cromita e Vidro de Lâmpada Fluorescente

Autoria: Márcia Farias e Carlene Freitas I Orientação: Jonei Marques, Talita Gentil e Tércio Graciano

Produção de Cerâmica Vermelha da Região de Jacobina/BA com uso de Resíduos da Mineração de Cromita Baiana

Autoria: Alice Freitas e Letícia Sobrinho I Orientação: Jonei Marques, Bruna Iohanna Oliveira e Tércio Graciano

Adsorção de Ferro de Efluentes por Argila Funcionalizada por Ácido Sulfúrico

Autoria: Juan Pietro Castro e Joyce Leal I Leandro Prado, Jonei Marques e Tércio Graciano

Caracterização Tecnológica de Resíduos de Calcário da Região de Irecê/BA visando Aplicações Cerâmicas

Autoria: Igor Souza I Orientação: Raimison de Assis, Talita Gentil, Tércio Graciano, Beliato Campos e Flánelson Monteiro

Incorporação de Resíduos dos Flogopititos do Garimpo de Carnaíba-Pindobaçu/BA na Formulação de Massa Cerâmica

Autoria: Taily Miranda e Bruno Barbosa I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil, Beliato Campos e Jonei Marques

Redução de Passivo Ambiental a partir da Confecção de Cerâmica Vermelha da Região de Jacobina/BA: Utilizando Resíduo de Vidro de Lâmpadas Fluorescentes

Autoria: Vitor Santos e Pedro Henrique Santos I Orientação: Jonei Marques, Frederico Zogheib e Carina Nascimento

Produção de Peças de Decoração utilizando o Paper Clay

Autoria: Maria Clara Duraes I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil e Yarasarratha Lyra (IFBA - Lauro de Freitas))

Tintas da Terra: Uso de Pigmentos Cerâmicos para uma Pintura Sustentável

Autoria: David Santos e Jander Lopes I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil e Yarasarratha Lyra

Envelhecendo com Arte: A Arte Ceramista para a 3ª Idade

Autoria: Édon Macêdo e Geovana Lira I Orientação: Tércio Graciano, Raimison de Assis e Yarasarratha Lyra

Máscaras da Commedia Dell´Arte em Cerâmica: Destino Criativo para Resíduos Minerais

Autoria: Wiza Oliveira e Iany Raíssa da Silva I Orientação: Tércio Graciano e Raimison de Assis

Produção de Peças Cerâmicas de Decoração (Mandalas) utilizando Massa Cerâmica e Resíduos Minerais

Autoria: Geovana Lira e Maria Clara Duraes I Orientação: Tércio Graciano, Raimison de Assis e Yarasarratha Lyra

Incorporação de Resíduo da Exploração de Esmeralda da Serra da Carnaíba/BA em Massa Cerâmica para Produção de Placas de Revestimento

Autoria: Fabrício Vilas Boas I Orientação: Tércio Graciano, Talita Gentil, Raimison de Assis e Jonei Marques

Utilização de Argilas Coloridas na Produção de Peças Cerâmicas via Colagem de Barbotina

Autoria: Geovanna Cerqueira e Geovana Lira I Orientação: Tércio Graciano, Raimison de Assis e Beliato Campos

Estudo e Produção de Peças Cerâmicas de Alumina via Colagem de Barbotina

Autoria: Morgana Fernandes e Davi Lima I Orientação: Tércio Graciano, Raimison de Assis e Beliato Campos

Incorporação de Quartzito Verde da Serra de Jacobina/BA em Massa Argilosa para Produção de Blocos Cerâmicos

Autoria: Jaédson Santos e Tainá Lopes I Orientação: Talita Gentil, Tércio Graciano e Carina Nascimento

Caracterização de Argila Esmectita Funcionalizada por Molibdênio para uso como Catalisador

Autoria: Rafaela Cunha e Gabriela Santos I Orientação: Jonei Marques, Vitor Teixeira e Carina Nascimento

Cerâmica Formada por TIO2-MoO2 produzida com Resíduo Mineral para uso em Fotocatálise

Autoria: Vandielen Silva e Izamara Gomes I Orientação: Jonei Marques, Beliato Campos e Leandro Prado

O prof. Tércio ainda orientou, em parceria com o docente Flánelson Monteiro, dois artigos de autoria dos discentes do IFRN Bruna Souza, Ana Beatriz Almeida e Leandro da Costa.