Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > Campus Jacobina recebe premiação em evento regional de computação

Campus Jacobina recebe premiação em evento regional de computação

Na Estrada

por Verusa Pinho publicado: 22/04/2019 08h55, última modificação: 10/05/2019 08h32

De 6 a 8 de maio, estudante e professores de informática do Campus Jacobina do IFBA estiveram em Ilhéus participando da XIX Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe e da 18ª Semana de Informática (Erbase/Sinform). Foram três artigos aprovados:

“Computação Desplugada no Ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura”, autoria de Allana Lina Coutinho e Raquel Gama, com orientação da professora Carina Machado; “Desenvolvimento e Avaliação do Jogo Sério projetoÉden sobre Variáveis e Tipos de Dados”, pesquisa de Yure Pablo Oliveira, e “Simulação de um Projeto de Redes a partir do Conceito de Computação Social: relato de experiência”, estudo de Darlam Alves em parceria com o colega Yure e orientação da docente Carina.

“A computação social oferece condições para que o conhecimento seja partilhado, isto é, favorece a comunicação entre pessoas, possibilitando que essas atinjam seus objetivos em comum. Essas ferramentas são as próprias redes sociais, a exemplo do Facebook; ou as wikis, como o Google Docs. Por estarmos vivenciando a era digital, essas ferramentas não fogem do cotidiano e, se utilizadas como apoio da aprendizagem, é possível chegar a resultados de maneira mais eficaz, justamente por estimular a participação ativa dos integrantes de um determinado grupo”, explica o formando Darlam, que teve seu artigo indicado para a lista dos premiáveis em função das maiores notas dadas pelos avaliadores, ao lado do jogo digital educacional “projeto Éden”.

O estudo já rendeu participação do egresso Yure no XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que aconteceu no ano passado em Foz do Iguaçu/PR, maior evento do ramo na América Latina. Testado com duas turmas dos primeiros anos do curso de informática, o projeto está disponível online para acesso público.

“Misturar a solução de problemas com a ludicidade característica dos jogos foi a chave para o sucesso na etapa de validação. A maioria dos alunos imergiu a tal ponto que só saiu da sala após o término do horário de aula. Posteriormente, o jogo ainda foi recurso muito utilizado para revisão e consolidação dos conceitos aplicados em sala. Recebi muitas mensagens no WhatsApp pedindo ajuda na resolução. Até mesmo os mais resistentes com a área de programação, sobretudo quanto ao conteúdo inicial das disciplinas Lógica de Programação e Algoritmos, sentiram-se motivados e inspirados a participar ou, ao menos, compreender e se utilizar de projetos como esse”, acrescenta Yure, que atualmente cursa ciências da computação na USP.

2º lugar no Workshop de Educação e Informática (Weibase), parte da programação da Erbase focada nos avanços político-pedagógicos da educação superior e técnica em cursos de informática, bem como sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação na educação, o jogo se encontra adaptado para quatro linguagens de programação contemplando públicos distintos. “Pra quem sabe ou não programar, o projetoÉden é desafiador, até um professor ou programador experiente se diverte jogando”, pontua. Posteriormente, o artigo será publicado em revista científica pela comissão organizadora do evento.

Além dos trabalhos aceitos para apresentação, a equipe do Campus Jacobina se faz presente como ouvinte, através da participação de 16 alunos do curso técnico integrado de informática, 13 graduandos da Licenciatura em Computação e outros dois docentes: Ciro Sobral e Valéria Gabriel da Cruz. Para a jovem Allana, a informática trouxe uma visão mais diversificada de mundo, “mostrando-se algo incrível e necessário para o ser humano”.

Fique por dentro

A Erbase é promovida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma das maiores sociedades científicas do país no ramo da informática. Espécie de fórum para discutir a melhoria das políticas públicas, institucionais e educacionais relacionadas à aplicação da Tecnologia da Informação na sociedade, a edição 2019 do evento esteve sob organização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e trouxe como tema “Indústria 4.0 - Computação fazendo fazer melhor”.