Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notícias Campus Jacobina > 2019 > IFBA realiza I Campeonato de Tapembol em Jacobina
conteúdo

IFBA realiza I Campeonato de Tapembol em Jacobina

Na Esportiva

por VERUSA PINHO DE SÁ publicado: 20/02/2019 10h30, última modificação: 19/03/2019 11h30

Desde fevereiro, o Instituto Federal da Bahia, em Jacobina, tem sido a sede do Tapembol.  A solenidade de abertura do 1º campeonato dessa modalidade no campus ocorreu no dia 25, às 13h20, seguida da primeira fase classificatória. Os times estiveram compostos por alunos das turmas do 1º ano dos cursos técnicos integrados, numa média de dez equipes e 100 estudantes.

O esporte foi apresentado aos alunos no ano passado pela professora de educação física Isis Moreira no intuito de conhecer práticas esportivas não convencionais. Originário da expressão “tapa em bola” ou “tapa na bola”, o Tapembol foi criado em 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo professor Marco Aurélio. Genuinamente brasileiro, o esporte integra meninos e meninas em uma mesma equipe, o que promove a inclusão sob a ótica da diversidade, dialogando com o exercício da democracia e igualdade de direitos. 

              times em quadra durante treino

“A aceitação e o envolvimento dos alunos pelo Tapembol têm sido significativos, o que me levou a estimular e investir ainda mais na modalidade. A nossa primeira bola oficial foi cedida pelo professor Fábio Castro, do município de Dias D’Ávila-BA, onde conheci o esporte. Como culminância, organizamos nosso 1º campeonato de Tapembol do campus: o #TAPEMIFBA. Toda a comunidade está convidada a prestigiar”, anuncia a docente.

              

 

PROGRAMAÇÃO

Na tarde do dia 18/2, a professora e os estudantes envolvidos organizaram os detalhes do evento através de ação que denominaram “Congresso Técnico”. Na ocasião, o diretor geral, Beliato Campos, discursou sobre a relevância dos eventos esportivos do campus bem como a contribuição do esporte para as relações humanas. O docente de educação física Normando Lima também contribuiu com o debate, abordando os princípios e a ética no esporte. Alunos compartilharam suas experiências com essa nova modalidade e expectativas para o campeonato, após a contextualização feita pela docente a respeito da inserção do Tapembol no IFBA-Jacobina. 

       profa. Isis em pé no palco ao lado de mesa; projeção de slide ao fundo e plateia em frente  diretor geral com a palavra ao lado do prof. Normando e Isis durante mesa de abertura; slide ao fundo 

Para a estudante de informática Maria Antônia Lima Paixão, através dessa prática inovadora foi promovida a inclusão feminina, já que em cada time há a mesma quantidade de garotos e garotas. “Espero que o TAPEMIFBA traga mais visibilidade ao esporte e ajude a quebrar preconceitos”, revela a jovem.

                                      profs. Isis e Normando segurando a bola oficial da modalidade    profa. Isis ao lado de três alunos fazendo o símbolo do tapembol

As partidas começaram no dia 25/2, com a solenidade de abertura e 1ª fase classificatória. Em 26/2 ocorreu a 2ª fase classificatória; no dia 18 de março, a partir das 13h20, foi a vez dos últimos jogos do campeonato, incluindo as semifinais e grande final, além da solenidade de premiação. Ao lado dos três primeiros lugares, foram homenageados o/a atleta revelação (os alunos de informática Joice Estefany, da equipe TapemFênix, e Arthur Oliveira, da TapemUnited); melhor goleiro/a (Leandro Francisco, estudante de informática e  integrante da TapemFênix), e artilheiro/a (Joice Estefany e Pedro Henrique, aluno de eletromecânica e membro da TapemDortMund). Confira o placar final aqui.

bola e blusas com marca da modalidade em foco

Saiba mais

Em maio, a professora Isis estará em Curitiba/PR participando do Encontro Nacional de Tapembol, quando também será lançada a Federação Internacional do esporte. Na oportunidade, ela socializará a experiência desenvolvida no IFBA com pesquisadores de outros estados. Com cinco artigos aprovados para apresentação, sendo quatro elaborados por discentes, e um pela docente em parceria com o prof. Normando Lima Jr., o Campus Jacobina estará representado na Mostra de Trabalhos do evento. Entre os títulos dos estudos, destaca-se o empoderamento feminino por meio da modalidade. 

“São muitas as expectativas em relação ao evento, a principal delas é a de atualização dos conhecimentos referentes ao Tapembol, visto que teremos a possibilidade de beber da fonte, estar em contato com o professor Marco Aurélio, o criador da modalidade. Para além disso, iremos apresentar o trabalho que vem sendo feito na nossa instituição. Acredito também que esta participação nos trará subsídios para o fortalecimento de futuras ações com o Tapembol no contexto do IFBA/Jacobina”, declara a docente. 

Acompanhe nossos canais e fique por dentro das atualizações. Outros registros fotográficos e em formato de vídeo estão disponíveis em nossa Fanpage e perfil no Instagram

Leia Mais

Esportes não convencionais são tema de unidade letiva

Fotos: Carlos Santana e Acervo da Comissão Organizadora

registrado em: