Orientações para o retorno híbrido às atividades de ensino
O surto da Covid-19 resultou num estado de emergência da saúde pública mundial, pandemia que acomete as nossas vidas desde 2020. O último ano letivo do Campus Jacobina foi marcado pelas Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (Aenpes) diante da impossibilidade de retorno às atividades letivas presenciais por conta do quadro epidemiológico.
Sendo assim, o Comitê Local de Prevenção e Combate à Covid-19 vem realizando, desde a sua constituição, o acompanhamento das condições sanitárias no município e cidades circunvizinhas, de modo a verificar as possibilidades de implementação das ações previstas nas normativas institucionais, bem como a implantação das fases de retorno gradativo à presencialidade.
No início do ano de 2022, o campus adentrou na Fase 3 do Plano Gradual de Retomada das Atividades Presenciais, de modo que se faz necessário planejar e normatizar o modelo de hibridez que será implantado enquanto se fizer necessário até o momento da retomada 100% presencial.
Deste modo, a Direção de Ensino do Campus Jacobina, juntamente com os coordenadores dos cursos técnicos, do ensino médio e superior, e a Comissão de Horários, apresentaram minuta a respeito das orientações curriculares e pedagógicas definidas para o modelo de retorno às aulas - ano letivo 2022 -, de acordo com os componentes curriculares ofertados e as atividades práticas previstas, em reunião virtual que ocorreu no dia 31 de janeiro, contando com a participação de estudantes, pais, mães e responsáveis, além de servidores e gestores do campus.
Levando em consideração as ponderações e os questionamentos apresentados, bem como atendendo o deliberado pelo Conselho de Campus no dia 3 de fevereiro, resolveu-se modificar o planejamento apresentado:
Na primeira semana de aulas, de 7 a 12/02, as atividades de ensino serão remotas para todas as formas e turmas, de acordo com os links e horários disponibilizados abaixo;
Na segunda semana de aula, de 14 a 18/02, as atividades de ensino serão contempladas na Semana de Integração do campus, para acolhimento dos/as estudantes, servidores/as e terceirizados/as, e também acontecerá de forma remota. A programação e o link serão divulgados na próxima semana;
A partir do dia 21 de fevereiro, teremos o retorno das atividades de maneira semipresencial, conforme orientações do documento orientador aprovado pelo Conselho de Campus. A divulgação do cronograma de execução entre as turmas e atividades em dias e semanas alternados serão divulgados pela Direção de Ensino em breve.
O Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19 continuará realizando o monitoramento das condições sanitárias locais, bem como estará divulgando uma cartilha com orientações a respeito dos cuidados a serem seguidos para o retorno presencial.
Em caso de dúvidas, orientamos entrar em contato com a Direção de Ensino do campus, por meio dos seguintes canais: email: depen.jac@ifba.edu.br I WhatsApp (74) 3621-8740/99803-8265 I ligação (74) 3621-8740/3621-8725.
Horários e Links dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem por Curso/Turma: