Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > Notas e Comunicados Campus Jacobina > Nota à Comunidade - Ingresso na Fase 2 do Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais

A partir de 1º de dezembro deste ano. Confira os detalhes
por Verusa Pinho publicado: 12/11/2021 12h09, última modificação: 12/11/2021 12h46

O Conselho do Campus Jacobina do IFBA acaba de aprovar o pedido do Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento à Covid-19 para ingressar, a partir do dia 1º de dezembro deste ano, na Fase 2 do Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no âmbito dos cursos técnicos e da graduação, com base na Resolução nº 28, de 28 de setembro de 2021 - Consup.

De acordo com o referido Plano, esta fase ocorrerá com o retorno de até 50% do efetivo de servidores(as) e estudantes, de forma escalonada. Para efeito de cálculo do percentual permitido, o comitê local entende que os/as colaboradores/as terceirizados/as devem ser incluídos/as no dimensionamento, já que o objetivo principal é não gerar aglomerações, mantendo um número reduzido de pessoas presentes nas dependências do campus.

O Comitê continuará avaliando o cenário regional e realizando levantamento de informações sobre a imunização de terceirizados/as, servidores/as, estudantes e da população em geral, além de avaliar as condições do campus em cada momento, visando acionar a Fase 3 após cumprimento do período mínimo de 30 dias da Fase 2.

Confira aqui os detalhes desta nova etapa. Alguns destaques abaixo:

• Atividades acadêmicas facultativas de forma escalonada para todas as turmas, no limite do contingente de pessoal da Fase 2, para prática de laboratório, previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), desde que cumpridas as normas de segurança sanitária instituídas pelo comitê local;
  • Aula prática presencial para os cursos técnicos das formas integrada e subsequente e da Licenciatura em Computação, caso o/a docente considere essencial ao complemento das AENPEs;
  • Continuam permitidas as atividades presenciais necessárias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, bem como estágio supervisionado e trabalhos de conclusão de curso.

Como o Plano de Retomada Gradual tem cinco (5) fases - da 0 a 4, cada uma com duração mínima de 30 dias -, acreditamos que, havendo o cumprimento de cada fase aprovada no documento do Consup, podemos vislumbrar o retorno presencial integral em 2022, o que, segundo o calendário acadêmico, acontecerá em fevereiro. Entretanto, para que isso se concretize, faz-se necessário ingresso à Fase 4, que depende, obrigatoriamente, das anteriores.